O que faz uma ferida Necrosar?

Perguntado por: esales2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Quando a ferida está preta, é sinal de uma pele necrosada causada pela ação de bactérias e outros micro-organismos ou pela deficiência de circulação local. Como resposta a essas bactérias, o organismo aciona o sistema imunológico para combatê-las, ocasionando a inflamação do tecido e impedindo a cicatrização.

Diversas causas podem acarretar a necrose, como agentes químicos ou biológicos, insuficiência circulatória e até condições ambientais. Nas feridas complexas, é realizado o desbridamento que consiste na remoção de tecido necrosado, tecido infectado, hiperqueratose, corpos estranhos, microorganismos, etc.

. A pele pode ter um aspecto pálido no início, mas rapidamente se torna vermelha ou bronze, quente ao tato e, por vezes, inchada. Depois, fica violeta, frequentemente com o desenvolvimento de grandes bolhas cheias de líquido.

Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.

Aplicação: limpar a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou temperatura ambiente, utilizando o método de irrigação em jato; aplicar fina camada do gel sobre a ferida ou introduzir na cavidade assepticamente; ocluir a ferida com cobertura secundária (rayon, gaze umedecida, espumas, hidrofibras, alginatos, hidrocolóides ...

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

No desbridamento autolítico buscamos amolecer esse tecido necrótico para facilitar a sua remoção. Para isso, são utilizados curativos que adicionam umidade à ferida, utilizando os próprios macrófagos (células do sistema imunológico) do paciente.

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

Após uma ou duas semanas da necrose, é possível que o problema se estenda para a formação de uma lesão periapical (resposta inflamatória na raiz do dente).

Evolução da necrose
A eliminação pode ocorrer por absorção, drenagem, cicatrização, calcificação, encistamento ou sequestro. A evolução mais temida da necrose é a gangrena, quando a área já sofre influência do ar (ressecamento) ou a infecção bacteriana sobreposta a uma área previamente necrosada.