O que é necrose seca?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Seca: ocorre desidratação do tecido necrosado, gerando aspecto de mumificação do tecido, comuns nas extremidades de dedos, nariz e orelhas. Úmida: isquemia com infecção por bactérias anaeróbicas que liberam enzimas que levam a necrose liquefativa.

A necrose é um tipo de morte celular no organismo vivo, onde as células sofrem um insulto que resulta no aumento do volume celular, agregação da cromatina, desorganização do citoplasma e consequentemente ruptura celular.

A necrose avascular é a morte do tecido ósseo devido a uma falta de suprimento sanguíneo. Também chamada osteonecrose, pode levar a pequenas rachaduras e eventual colapso do osso. O fluxo sanguíneo para uma parte do osso pode ser interrompido se o osso é fraturado ou a articulação fica deslocada (luxada).

Necrose Caseosa
Este tipo necrose possui alguns agentes causadores, como Francisella tularensis, Histoplasma capsulatum, Paracoccidioides brasiliensis, e Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch – o causador da tuberculose), sendo o último o mais frequente.

Necrose consiste na morte de um tecido que compõem um organismo vivo, ocasionada de maneira geral quando ocorre a falta de circulação sanguínea na região afetada. Cirurgias onde tem um maior descolamento de tecido pode danificar parte do que foi descolado.

Tipos de necrose

  • Necrose de coagulação. A principal causa é a hipóxia, como ocorre nas isquemias arteriais ou venosas, exceto no cérebro. ...
  • Necrose liquefativa. ...
  • Necrose caseosa. ...
  • Necrose gordurosa ou esteatonecrose. ...
  • Necrose gangrenosa. ...
  • Necrose fibrinóide. ...
  • Veja também: ...
  • Referências bibliográficas:

Evolução da necrose
A eliminação pode ocorrer por absorção, drenagem, cicatrização, calcificação, encistamento ou sequestro. A evolução mais temida da necrose é a gangrena, quando a área já sofre influência do ar (ressecamento) ou a infecção bacteriana sobreposta a uma área previamente necrosada.

O tratamento da fasciite necrosante consiste na remoção do tecido morto e administração de antibióticos por via intravenosa. Frequentemente, devem ser extraídas grandes quantidades de pele, tecido e músculos e, em alguns casos, é necessário amputar um braço ou uma perna afetada.

Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.

Feridas necrosadas (não isquémicas)
O tecido necrótico consiste numa acumulação de células, tecido e resíduos celulares mortos.