Quem tem Ovario policístico não menstrua?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Às vezes, em meninas com síndrome do ovário policístico, a menstruação não começa na puberdade e os ovários não liberam um óvulo (ou seja, a mulher não ovula) ou o fazem de forma irregular. Mulheres ou meninas que já começaram a menstruar podem ter sangramento vaginal irregular ou a menstruação pode vir a parar.

Com isso, a resposta é sim: a menstruação irregular pode ser um sinal de Síndrome do Ovário Policístico. Os sintomas da síndrome podem incluir: Irregularidade na menstruação e até ausência de menstruação por alguns meses. Ausência de ovulação em alguns ciclos – ciclos anovulatórios.

Isso acontece porque o folículo que cresce dentro do ovário não cresce muito e não recebe o óvulo, tornando-se um cisto – ou seja, se não há ovulação, não há menstruação. Por isso, em alguns casos, as pacientes podem tomar remédios para estimular a ovulação e voltar a menstruar normalmente.

Essa alteração hormonal pode fazer com que não ocorra a ovulação e, consequentemente, há irregularidade menstrual ou falta de menstruação. Ter alterações em alguns ciclos faz parte da vida da mulher, mas na SOP é comum ficar meses sem menstruar. Toda vez que ocorrer, então, um atraso menstrual maior que 90 dias.

Embora a SOP possa causar infertilidade devido a problemas de ovulação e qualidade dos óvulos, a mulher pode engravidar com SOP. Muitas mulheres conseguem engravidar depois de realizar algumas mudanças de estilo de vida e tomar medicamentos.

O aumento de peso, com valores elevados de gordura, colesterol total, colesterol LDL, e adiposidade central (gordura na região da barriga), são mais frequentes em mulheres que têm a síndrome do ovário policístico.

As mulheres com a síndrome do ovário policístico não costumam ovular; ou pelo menos, não regularmente. Esse grupo de mulheres tem menstruações irregulares ou infrequentes. Se você não estiver ovulando, o óvulo não será liberado do ovário para passar pela tuba uterina, ser fertilizado e implantado no útero.

A Síndrome dos ovários policísticos ou SOP, como é chamada, pode sim causar dores pois os ovários ficam aumentados podendo causar desconforto em algumas pacientes. De certo modo considera bom os ovários policísticos para realização da Fertilização In Vitro.

Os medicamentos para essas condições incluem anticoncepcionais orais, metformina, prednisona, leuprolida, clomifeno e espironolactona. E felizmente, cada vez mais estudos são realizados e que trazem avanços no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos.

A SOP é uma condição na qual certos hormônios estão desequilibrados. Esse desequilíbrio geralmente aparece na forma de ciclos menstruais irregulares, altos níveis de andrógenos (tipo de hormônios que inclui a testosterona) no corpo, e pequenos cistos nos ovários.

Mas, afinal, quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar? Quando se tem ovários micropolicísticos, a indicação médica é de que os casais tentem engravidar por 12 meses. Após este período, caso não consigam conceber, a recomendação é procurar um especialista para avaliar a fertilidade de ambos.

O estresse pode atrasar a menstruação por isso, se você quer fazer a menstruação descer, procure relaxar reduzindo a carga de trabalho, fazendo algo que você goste, tomando um banho quente relaxante a luz de velas e com aroma de óleos essenciais ou praticando meditação.

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é, por muitas vezes, uma das causas na dificuldade para engravidar. E essa é uma das maiores dúvidas das pacientes. Mas, felizmente, a resposta é sim.

Segundo Ana Carolina, “as consequências da amenorreia também dependem da doença que causou o problema”. Como exemplo, a professora diz que se a mulher deixa de menstruar por falta da produção de hormônios femininos; ela pode apresentar disfunção sexual, osteoporose no futuro, pela falta de estrogênio, e ondas de calor.

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos – pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido – que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.

Os cistos ovarianos e a síndrome dos ovários policísticos (SOP) são quadros comumente confundidos. Entretanto, as duas condições apresentam características extremamente diversas e são causadas por fatores distintos.