Qual o melhor anticoncepcional para quem tem ovário policístico?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

A pílula anticoncepcional oral (ACO) tem sido um tratamento comprovado eficaz para mulheres com SOP que não estão tentando engravidar.

Nenhum anticoncepcional pode ser considerado tratamento para SOP, já que nenhum deles chega, de fato, à raiz do problema.

“As mulheres com risco maior de trombose ou lipedema, ou seja, com histórico familiar, não deveriam usar anticoncepcionais. As mulheres que já possuem essas doenças, não devem usar anticoncepcional de forma alguma”, alerta.

O uso do anticoncepcional somente minimiza os efeitos visuais da doença, melhorando temporariamente os sintomas mais desconfortáveis, mas sem tratar a causa da Síndrome levando a uma piora progressiva com o passar do tempo.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

Às vezes, em meninas com síndrome do ovário policístico, a menstruação não começa na puberdade e os ovários não liberam um óvulo (ou seja, a mulher não ovula) ou o fazem de forma irregular. Mulheres ou meninas que já começaram a menstruar podem ter sangramento vaginal irregular ou a menstruação pode vir a parar.

Portanto, a drospirenona pode oferecer terapia hormonal útil em mulheres com desordens andrógeno-dependente e que também requerem contracepção. Além disso, em pacientes portadoras de síndrome do ovário policístico associado ao hirsutismo ocorre melhora do quadro clínico relacionado ao hirsutismo (GUIDO et al. 2004).

Para diminuir o excesso de pelo, a melhor progesterona é o acetato de ciproterona, que é também o mais antigo. “Comparada com os demais, é o antiandrogênico (hormônio masculino). Mas em compensação só tem combinada com uma dosagem um pouco maior de etinilestradiol (35mcg)”, opina.

Tratamentos para a síndrome do ovário policístico​
Pacientes que não querem gestar podem se beneficiar com o uso de contraceptivos hormonais. Já aquelas que querem engravidar devem utilizar medicações que auxiliem na ovulação.

Algumas mulheres com SOP podem ter uma redução no metabolismo basal, que é a quantidade de calorias que o corpo queima em repouso. Isso pode tornar a perda de peso mais difícil.

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos. O preservativo masculino, que também está entre os mais usados do Brasil, pode ter falha entre 8 e até 20%.