Como saber se a pessoa é infértil?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

São solicitados exames como a ultrassonografia transvaginal, que avalia a cavidade uterina. Caso o resultado apresente alguma alteração, o especialista pode pedir exames complementares que vão ajudá-lo a responder à pergunta “como saber se sou infértil”.

Espermograma: trata-se da análise do sêmen, habitualmente colhido por masturbação. Mostra o número de espermatozoides por mililitro, a motilidade e o formato desses espermatozoides. É o principal exame para o homem.

O casal é considerado infértil quando não consegue engravidar após 12 meses de relações sexuais sem utilizar contraceptivos. O casal com essa dificuldade precisa procurar ajuda médica para exames específicos de infertilidade.

Idade da mulher, problemas anatômicos no útero, tubas ou ovários, desequilíbrios hormonais que afetam o ciclo menstrual, além da endometriose, são os fatores mais frequentemente relacionados à infertilidade nas mulheres.

Atualmente, podemos dizer que em praticamente todos os casos, a infertilidade feminina tem cura com ajuda das técnicas de reprodução assistida – RSP (relação sexual programada), IA (inseminação artificial) e FIV (fertilização in vitro) –, principalmente se a mulher puder contar com seus próprios óvulos para engravidar.

O Teste de Ovulação Clearblue Digital detecta o aumento do hormônio luteinizante (LH), um importante hormônio da fertilidade. Esse aumento ocorre de 24 a 36 horas antes da ovulação e identifica o pico de fertilidade. Ter relações sexuais nos dias do pico de fertilidade aumenta as chances de engravidar.

Você sabe como engravidar mais fácil? Algumas medidas são realmente efetivas. Por exemplo: manter de três a quatro relações sexuais durante o período fértil aumenta as chances consideravelmente. O mesmo vale para a escolha da posição, a qual pode facilitar ou dificultar o encontro dos espermatozoides com o óvulo.

Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o clomifeno, também conhecido por Clomid®, Indux® ou Serophene® e cloridrato de metformina como coadjuvante. Outras formulações com FSH puro e FSH recombinante (Fostimon, Puregon, Gonal e Rekovele) podem ser utilizados.

Quando se apresenta mais espesso, os espermatozoides têm dificuldade em se deslocar progressivamente e atingir o ovócito. Como consequência, as chances de gravidez do casal diminuem. Em todo o caso, é importante destacar que o esperma muda de consistência e aparência após a sua liberação.

Para fazer o espermograma caseiro é necessário que se colha o material da ejaculação por via de masturbação e a deposite em um recipiente com tampa. Pode-se usar o material com até 5 horas da ejaculação em condições favoráveis, sem contato direto com o ar. Este poderia danificar a qualidade do material a ser analisado.

Quando o tratamento do problema não é suficiente, pode haver a indicação da reprodução assistida, que permite que pacientes inférteis tenham filhos. Essa área da medicina conta com técnicas e procedimentos que possibilitam a identificação e a solução de diversos problemas relacionados à infertilidade.