Porque os leucócitos aumentam em um processo infeccioso?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

A leucocitose ocorre sempre que a medula óssea aumenta a produção de um ou mais dos 5 tipos de leucócitos. Na maioria dos casos, isso ocorre como resposta à presença de um germe invasor, seja uma bactéria, vírus, fungo ou parasito, ou a um processo inflamatório, como uma reação alérgica, traumas ou queimaduras.

Causas. As causas comuns de leucocitose incluem infecção, mas também pode ocorrer se uma pessoa tiver tumores ósseos ou leucemia. Outros estresses no corpo causados ​​por exercícios extenuantes, convulsões, estresse emocional e gravidez / parto também são conhecidos por serem as causas dessa condição.

O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral. Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras)

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores que atuam principalmente na defesa do corpo, protegendo-o contra organismos invasores e desencadeando respostas imunológicas. Os leucócitos são produzidos na medula óssea, local onde a maioria também amadurece.

Os neutrófilos possuem grânulos no interior e é o leucócito mais comum no tecido sanguíneo. Em um corpo adulto, é possível encontrar entre 2.300 e 8.100 neutrófilos por milímetro cúbico de sangue. Exceder esse quantitativo pode indicar uma infecção por alguma bactéria.

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

Leucócitos: tipos e funções

  • NEUTRÓFILOS: Responsáveis pela proteção contra infeções bacterianas. ...
  • EOSINÓFILOS: Responsáveis pela defesa contra parasitas e pelo fenómeno da alergia.
  • BASÓFILOS: Permitem a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • LINFÓCITOS: Responsáveis pela produção de anticorpos. ...
  • MONÓCITOS:

Entretanto, leucócitos podem prolongar a inflamação e aumentar o dano tecidual pela liberação de enzimas, mediadores químicos e radicais livres, que são tóxicos para os tecidos.

A migração celular leucocitária é regulada pela interação dos leucócitos circulantes com as células endoteliais dos vasos sanguíneos. Este processo é regulado por moléculas superficiais de sinalização no tecido endotelial e também é favorecido por processos hemodinâmicos.

As taxas globais de leucócitos para homens adultos normais estão entre 4.500 e 11.000 por milímetro cúbico de sangue . Considera-se que há leucocitose quando a pessoa apresenta mais de 11.000 leucócitos por milímetro cúbico de sangue .

1.1 – Recrutamento de leucócitos
Durante o processo de recrutamento, os leucócitos migram do sangue para dentro do tecido, atravessando as paredes das vênulas pós-capilares. Algumas moléculas especializadas da superfície das células endoteliais possuem um papel crucial neste processo.

Os linfócitos são parte de um grupo de células chamadas leucócitos (glóbulos brancos) que integram o nosso sistema imunológico, combatendo agentes agressores que podem causar infecções.

Quando a medula óssea produz poucos leucócitos, temos uma situação conhecida como leucopenia, que deixa o organismo mais suscetível a infecções.