Porque o preventivo dói?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Pode haver desconforto em razão da introdução do espéculo e da coleta de material, mas não chega a ser uma sensação dolorosa. No entanto, algumas mulheres podem sentir mais incômodo que outras, principalmente se houver alguma doença na região.

Um estudo que utilizou uma pequena quantidade de gel lubrificante solúvel em água no espéculo para a realização do exame, constatou que esse método diminuiu a dor associada a inserção e abertura do espéculo em mulheres que se encontravam na pré-menopausa e pós-menopausa sem afetar a qualidade das amostras para análise ...

Como o colo do útero não tem sensibilidade como a pele, normalmente o papanicolau não dói, mas pode causar desconforto pela necessidade de ajustar o espéculo.

Quais doenças o exame Papanicolau pode diagnosticar?

  • Alterações causadas pelo HPV;
  • Câncer de colo de útero e lesões por ele causadas;
  • Infecções vaginais;
  • Inflamações vaginais;
  • Algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis.)

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

Algumas mulheres relatam sentir um leve desconforto durante o procedimento, mas isso também tem muito a ver com a timidez. O papanicolau, nome em homenagem ao médico grego idealizador do exame, deve fazer parte da rotina de todas as mulheres acima de 25 ano que são sexualmente ativas.

O que é Preventivo? O exame preventivo é popularmente conhecido como exame Papanicolau, uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método. É um exame que deve ser realizado por todas as mulheres anualmente, como parte dos exames de rotina para mulheres.

As afecções ginecológicas mais destacadas pelo Papanicolau em números foram: Bacilos de Dordelein, 882; Inflamação, 754; Cocos, 396; Cândida albicans, 338; Gardenerella vaginalis, 81; Trichomonas vaginalis, 17; e Papiloma Vírus Humano, 9.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Após a coleta do material, é comum a mulher apresentar um pequeno sangramento vaginal que cessará espontaneamente em poucas horas.

O exame só pode ser indicado para mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual. Não há contra-indicações severas para realizar o exame de Papanicolau. Em caso de gravidez, é recomendado o exame apenas até o quarto mês de gestação e não causa nenhum mal ao útero ou ao bebê.

Citopatológicos de colo do útero com resultados Inflamação sem identificação do agente são considerados normais. Você deve seguir a rotina de rastreamento citológico como para as mulheres com resultado normal e tratar apenas em caso de queixa clínica de corrimento vaginal(1).

Em relação à data da menstruação: o ideal é colher o papanicolau não estando menstruada ou uma semana após o término dessa menstruação. O ideal também é que não se façam duchas vaginais antes do exame.

O que fazer após o exame? Não há nenhuma restrição após a coleta do papanicolau. Você pode voltar normalmente para suas atividades. O que será necessário fazer é aguardar o resultado do exame e, após isso, apresentá-lo ao médico para iniciar com a análise do caso.

Tomar banho no dia da consulta e usar um sabonete com pH baixo ou neutro já é o suficiente.

Você não precisa estar com a sua depilação em dia para ir ao seu Ginecologista! Na hora de examinar a região, ele estará atento a muitas outras coisas e a sua depilação não entra nessa lista. Para o médico isso não faz a menor diferença!