Como interpretar um organograma de uma empresa?

Perguntado por: uhilario2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

hierarquia: representa, geralmente, o nível de responsabilidade, de cima para baixo; divisão horizontal do trabalho: representa funções de mesmo nível hierárquico, bastando posicionar as caixas lado a lado; linhas de comunicação: linhas contínuas que ligam os cargos entre si ou entre diferentes áreas da empresa.

Interpretar um organograma
Verificar se há uma legenda que explique os símbolos utilizados. Em geral, um organograma é elaborado a partir de um eixo vertical e, portanto, a leitura é feita de cima para baixo, mas também pode haver leituras de baixo para cima, em paralelo ou mesmo na diagonal.

Os três níveis hierárquicos no modelo de organograma para agências

  • Estratégico. A estrutura de representação gráfica deve começar apresentando no topo os responsáveis pelo planejamento estratégico. ...
  • Tático. ...
  • Operacional. ...
  • Por projeto (ou matricial) ...
  • Por funções. ...
  • Vertical. ...
  • Circular.

O organograma de uma empresa é a representação gráfica de sua estrutura organizacional, por meio da indicação do nível hierárquico existente entre os colaboradores. Assim sendo, essa é a ferramenta que mostra quais os departamentos compõem a empresa, os colaboradores e seus papéis e como tudo isso se encaixa.

Os principais tipos de organograma são: clássico, horizontal, circular, setorial e matriz. Cada um desses modelos apresenta vantagens e desvantagens que devem ser consideradas ao escolher o melhor para a sua empresa.

Quais os 7 principais modelos de organogramas existentes?

  • Organograma vertical/clássico. ...
  • Organograma horizontal. ...
  • Organograma circular. ...
  • Organograma linear. ...
  • Organograma em barras. ...
  • Organograma matricial. ...
  • Organograma setorial.

Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

Organograma vertical
O próprio nome já indica que, nesse modelo, as partes que compõem uma empresa são dispostas de maneira vertical, onde quem está acima, possui o cargo de maior hierarquia dentro da empresa.

O que mais vejo acontecendo é a área de RH sendo implementada sob o “chapéu” da área administrativa, atuando principalmente em subprocessos transacionais e na necessidade de operacionalizar o processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores.

Organograma de uma empresa | O que é + como fazer

  • 2.1 Organograma funcional ou estrutural.
  • 2.2 Organograma matricial.
  • 2.3 Organograma vertical ou linear.
  • 2.4 Organograma horizontal.
  • 2.5 Organograma hierárquico.
  • 2.6 Organograma misto.
  • 2.7 Organograma circular.
  • 2.8 Organograma de uma microempresa.

Um organograma é um gráfico que mostra a estrutura interna de uma organização ou empresa. Ou seja, um organograma é simplesmente o diagrama que representa a estrutura organizacional de uma empresa.

O organograma da empresa mostra a hierarquia de diferentes departamentos, funcionários, etc., em sua empresa. Mostra quem trabalha com quem, quem comunica ou reporta a quem, os papéis e responsabilidades das entidades da empresa.

Organograma Clássico ou Vertical
Geralmente este é o modelo de organograma mais conhecido, utilizado e tradicional para representar as posições hierárquicas dentro das empresas. Em seu formato possui as caixas de cargos distribuídos por grau de importância, do topo até a base.

Qual a diferença entre organograma e fluxograma? A principal diferença é que os organogramas são representações gráficas da forma como a empresa se divide hierarquicamente, já o fluxograma representa a divisão de etapas de um processo.