Quais são os componentes de uma estrutura organizacional?

Perguntado por: rpadilha3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os elementos principais da estrutura organizacional incluem o grau de especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, o grau de centralização e descentralização e a formalização.

Os quatro componentes são: sistema de responsabilidade, sistema de autoridade, sistema de comunicação e sistema de decisão.

Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Elementos da cultura organizacional
São definidos principalmente pelo fundador da organização. Expressam o que ela valoriza em termos de comportamento, área, padrões, enfim, tudo o que tem valor para a empresa. São aquilo em que se acredita, o que se crê como verdade e que geralmente não é questionado.

São componentes da Estrutura Organizacional os seguintes sistemas, EXCETO: a) Sistema de responsabilidade: departamentalização, linha e assessoria e especialização do trabalho. b) Sistema de autoridade: amplitude administrativa, controle, níveis hierárquicos e delegação.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Na Abordagem Estruturalista, o que determina as características estruturais de uma organização, são as particularidades ambientais. Desta forma, não existe uma receita única e específica considerada como perfeita para se organizar, pois tudo se submete às características ambientais importantes para cada organização.

Conhecendo os 7 elementos da sua empresa

  • Pessoas e Relacionamento. Não existe empresa sem pessoas, não existem pessoas sem relacionamento. ...
  • Finanças e Recursos. Os recursos são ainda mais escassos nas pequenas organizações do que nas grandes organizações. ...
  • Processos e Operações. ...
  • Marketing e Vendas.

Estrutura organizacional simples
Nas empresas com estruturas organizacionais simples, há pouca departamentalização e formalização. A autoridade é centralizada e possui amplo controle dos processos. Por sua vez, a divisão de funções é bastante flexível e horizontal.