Como montar um organograma de uma empresa pequena?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Como criar o organograma de uma empresa pequena?

  1. Comece pelos setores mais comuns. ...
  2. Reúna funções nos setores definidos. ...
  3. Selecione líderes para os departamentos. ...
  4. Escolha uma estrutura estratégica de liderança. ...
  5. Identifique o melhor tipo de organograma. ...
  6. Salve e compartilhe seu organograma.

O passo a passo para montar um organograma para sua empresa

  1. Realize uma pesquisa em sua empresa. ...
  2. Identifique as hierarquias. ...
  3. Escolha o modelo ideal. ...
  4. Exemplo de Organograma Vertical. ...
  5. Selecione a ferramenta mais adequada. ...
  6. Confirme as informações. ...
  7. Apresente o gráfico a toda equipe. ...
  8. Mantenha-o atualizado.

Quais são os principais modelos dessa ferramenta?

  1. Clássico. O modelo clássico dessa ferramenta é vertical e coloca o presidente ou CEO no topo da pirâmide. ...
  2. Horizontal. O organograma horizontal também deixa marcadas as hierarquias da empresa. ...
  3. Circular. ...
  4. Setorial. ...
  5. Matriz.

As contratações imprescindíveis para pequenas empresas

  • Gerente de Produto. ...
  • Analista de Marketing. ...
  • Representante de Vendas. ...
  • Profissional de Suporte ao Cliente. ...
  • Desenvolvimento de Negócios ou Analista Financeiro. ...
  • Profissional de Recursos Humanos. ...
  • Contador.

7 Tipos de Organograma para Utilizar em sua Gestão

  • 1 – ORGANOGRAMA CLÁSSICO.
  • 2 – HORIZONTAL.
  • 3 – INFORMACIONAL.
  • 4 – SETORIAL.
  • 5 – LINEAR DE RESPONSABILIDADE.
  • 6 – EM BARRAS.
  • 7 – RADIAL OU CIRCULAR.
  • 8 – MATRICIAL.

Qual é a ordem de cargos em uma empresa?

  1. 1 – CEO. O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). ...
  2. 2 – Presidente. ...
  3. 3 – Diretor. ...
  4. 4 – Gerente. ...
  5. 5 – Coordenador ou supervisor. ...
  6. 6 – Analista. ...
  7. 7 – Assistente. ...
  8. 8 – Auxiliar.

O organograma de uma empresa tem o papel de documentar como o negócio funciona, determinando as áreas, as obrigações e objetivos de cada setor e a divisão dos colaboradores. Toda empresa precisa ser organizada para que os resultados esperados pelos gestores sejam alcançados.

O organograma vertical, também chamado de organograma clássico ou organograma hierárquico, é um modelo clássico, sendo mais usado por empresas que possuem um viés mais tradicional.

O primeiro passo é determinar todas as funções e setores que serão apresentadas no organograma, e definir suas posições hierárquicas. Faça uma lista. Diretores (Financeiro, Administr., Operacional, Comercial, etc.) Gerentes (Financeiro, Administr., Produção, Vendas, etc.)

Organograma Clássico/Vertical
Consiste em caixas de cargos distribuídas por grau de importância, do topo para a base. O organograma vertical apresenta a hierarquia entre os cargos, os fluxos de comunicação entre eles e a estrutura de cada setor.

Os principais setores ou departamentos que podemos encontrar na maioria das empresas são:

  • Setor Administrativo.
  • Setor Financeiro.
  • Setor de Recursos Humanos (RH)
  • Setor Comercial.
  • Setor Operacional ou de Produção.
  • Setor de Tecnologias da Informação (TI)

Você pode criar seu organograma no Lucidchart e anexá-lo a um documento do Word com a extensão gratuita do Lucidchart para Microsoft Word.

O tipo de organograma mais utilizado ainda é o modelo clássico ou também conhecido como tradicional (CHIAVENATO, 2010).

Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em SmartArt. Na galeria Escolher Elemento Gráfico SmartArt, clique em Hierarquia, clique em um layout de organograma (como Organograma) e clique em OK. Para inserir o texto, execute uma das seguintes ações: Clique em uma caixa no Elemento gráfico SmartArt e digite o texto.