Porque o mel é bom para tosse?

Perguntado por: azaganelli7 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Segundo as pesquisas, ele tem a capacidade de anestesiar a garganta, diminuindo a ocorrência de tosse, e ainda pode tratar a inflamação, já que age contra bactérias. Além disso, também tem função expectorante, o que ajuda a acabar com a congestão.

Alguns estudos atestam que consumir um pouco de mel antes de ir para a cama ajuda as crianças que haviam desenvolvido a tosse a dormir mais profundamente. E esse tratamento não serve apenas para os pequenos. O mel é conhecido por ser um remédio útil contra infecções virais, fúngicas e bacterianas.

Por fim, não só pode usar o mel para o tratamento da tosse, como deve! O mel é um remédio natural, e rico em benefícios para a saúde.

Vinicius Ribas Fonseca, otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, explica que o mel é um alimento que pode auxiliar no alívio de infecções que acometem o trato respiratório, como tosse e dor de garganta, já que contém propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias.

Gargarejo com água e sal
Gargarejo com água morna e sal pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a irritação na garganta. Nem todo mundo é adepto dessa prática e quem sofre de pressão alta deve evitá-la, mas o gargarejo realmente pode ajudar a tratar uma crise de tosse à noite e permitir o repouso.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o sintoma e descansar melhor, um cuidado fundamental para melhorar em quadros de infecções respiratórias.

  1. Cuide da umidade do ar. ...
  2. Evite agentes alérgenos. ...
  3. Aumente a ingestão de água. ...
  4. Evite comer antes de se deitar. ...
  5. Mantenha a cabeça elevada ao dormir.

A tosse persistente concentrada no período noturno pode acontecer por diversos fatores externos e internos. Dentre eles, é importante destacar que a posição em que a pessoa dorme pode ser determinante, já que a gravidade faz com que a secreção fique acumulada na área onde ficam os pulmões e garganta.

Como tratar a tosse seca persistente? O tratamento da tosse seca persistente dependerá muito da causa do problema. Ele pode ser tratável apenas com um xarope, mas também pode exigir outros medicamentos, como anti-inflamatórios, antialérgicos e, até mesmo, bombinhas para abrir os brônquios e facilitar a respiração.

O principal objetivo da tosse é expelir corpos estranhos. A questão positiva é que, dependendo do caso, você possa amenizá-la com alimentos que estão em sua geladeira ou em seu armário: Alimentos que reforçam o sistema imunológico: laranja, limão, tangerina, acerola, couve, cenoura e tomate.

Muitos estudos também demonstraram a atividade anti-inflamatória do mel, que é exercida por meio de vários mecanismos, reduzindo a resposta inflamatória dos tecidos celulares diante de diferentes agentes inflamatórios e impedindo a produção de substâncias pró-inflamatórias.

Isso porque o mel costuma causar refluxo e irritação no estômago. O refluxo normalmente provoca irritação na garganta, podendo facilmente agravar as dores já existentes. Para saber o melhor curso de tratamento, converse com um médico, que pode avaliar em detalhes o caso.

Portanto, combinar os dois em uma bebida saborosa tem o apoio da ciência como auxiliar no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além disso, uma caneca de chá quente e mel com limão é um remédio calmante para a dor de garganta e agradável de beber quando você está se sentindo doente.