Porque o jejum emagrece?

Perguntado por: vhilario . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Funciona assim: em jejum, o organismo promove o catabolismo proteico, que nada mais é do que a perda de massa muscular. Isso ocorre porque o corpo usa a glicose do fígado e depois a glicose muscular. É possível perder peso rapidamente, mas a primeira consequência é o famoso efeito sanfona.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Tatiane explica que o jejum não garante a perda de peso. Na verdade, o emagrecimento acontece quando há um déficit calórico, isto é, quando o corpo consome menos calorias do que gasta. Por isso, a eficiência da dieta vai depender dos comportamentos do indivíduo.

JEJUM EMAGRECE? Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece. Fazendo isso nosso corpo tende a economizar energia.

Se você ficar 12 horas sem comer, você vai perder peso. Esse período de jejum em repouso faz o corpo queimar gordura para permanecer funcionando.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

*Dados mostram que participantes já conseguiram eliminar até 3 kg em 7 dias.

Existem muitas dietas e programas de exercícios pela internet que prometem um emagrecimento rápido, mas a verdade é que é possível sim queimar 10kg em 20 dias de uma maneira saudável!

Para que ele auxilie na queima de gordura, o paciente deverá ficar em jejum durante grandes intervalos de tempo, como 12, 16 ou mais horas por dia. “Depois desse período de tempo sem ingerir alimentos, o organismo fica sem oferta de fonte de energia e será forçado a queimar a gordura acumulada para gerar energia.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

A resposta é sim! Beber água emagrece e ajuda no controle de peso, pois ela também é responsável pelo bom funcionamento do metabolismo. Sem contar que sem água é impossível nosso corpo sobreviver. Afinal, temos 70% desse precioso líquido em nosso organismo.

Pode melhorar a saúde do coração
Mudar sua dieta e estilo de vida é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o risco de doenças do coração. Algumas pesquisas descobriram que incorporar o jejum em sua rotina pode ser especialmente benéfico quando se trata da saúde do coração.

O poder do jejum foi estudado pelos investigadores da Universidade do Sul da Califórnia, que descobriram que fazer uma interrupção de apenas três dias na dieta alimentar pode regenerar todo o sistema imunitário. A fome induz as células indiferenciadas a produzirem novos glóbulos brancos para combater infeções.

Hábitos que não quebram o jejum:
Fazer exercícios físicos leves como caminhadas, ioga ou alongamento. Dormir é essencial para a recuperação do corpo no período de jejum.

O fato de o corpo começar a queimar gordura ajuda na perda de peso, redução de níveis de colesterol e, por consequência, no risco menor de diabetes. No entanto, a redução dos níveis de açúcar no sangue causa fraqueza e letargia. A pessoa talvez sinta dores de cabeça, tontura, náusea e mau hálito.