Quantos dias por semana devo treinar para ganhar massa muscular?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Quantas horas de treino por dia para ganhar massa muscular? O ideal é não treinar durante muitas horas seguidas no dia; 1 hora já é o tempo necessário para ganhar massa muscular, sem fatigar os músculos. Outro fator geral é treinar regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 8 semanas.

Por essa razão é importante aumentar nossa massa muscular. Quem se inicia na musculação deve exercitar todos os grandes grupamentos musculares, no mínimo três vezes por semana, com intervalos de um dia de descanso.

Os adeptos de treinos fullbody (corpo inteiro) dirão que treinar cada músculo três vezes por semana é o ideal, já os adeptos de técnicas mais conservadoras, dirão que três vezes é demais e que duas vezes é o ideal.

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

Plano de treino semanal para hipertrofia

  • Segunda-feira: peitoral e tríceps;
  • Terça-feira: costas e bíceps;
  • Quarta-feira: 1 hora de exercícios aeróbicos;
  • Quinta-feira: pernas e glúteos;
  • Sexta-feira: ombro e abdominais.

O profissional explica que se exercitar por 7 dias seguidos pode desencadear o overtraining, ou seja, o estresse e fadiga muscular. “É nesse momento que o corpo entra em regressão de desempenho, quando o músculo ao invés de crescer, vai sofrer pelo excesso de treino, e o risco de lesões é muito alto”, comenta.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).

Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente. Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana. Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado.

Frequência máxima
Essa reposta varia de acordo com a estratégia de treino traçada pelo profissional de educação física que planejou o seu treino. Segundo Guilherme, a frequência máxima descrita na literatura é de 5 vezes na semana, porém com volume de treino baixo em cada dia.

A maioria das pessoas terão os melhores ganhos treinando entre 3 a 6 dias por semana.

O mínimo aceitável para ter bons resultados com treinos de força é de pelo menos 3 vezes na semana, com duração média de 20 a 60 minutos. E o descanso de 48 horas para o grupo muscular exercitado é muito importante para ajudar na recuperação muscular e desenvolver o músculo”, esclarece a treinadora Lira Bueno.

O ideal é não treinar durante muitas horas seguidas no dia; 1 hora já é o tempo necessário para ganhar massa muscular, sem fatigar os músculos. Outro fator geral é treinar regularmente, pelo menos três vezes por semana, durante, no mínimo, 8 semanas.