Qual o melhor leite para quem quer ganhar massa muscular?

Perguntado por: dmachado5 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O leite integral é um alimento importante no bulking, fase focada no ganho de massa magra, pois é fonte de proteínas e gorduras boas que vão ajudar o corpo a sustentar o crescimento dos músculos.

desnatado

Em uma revisão de estudos, pesquisadores destacam que o leite, especialmente o desnatado (sem gordura), pode ser usado tanto por atletas quanto por praticantes amadores.

Pesquisa americana mostrou que, além de fortalecer os ossos, o consumo de leite aumenta a massa muscular. Segundo os pesquisadores, os jovens que bebem dois copos de leite desnatado após os exercícios físicos ganham 60% mais massa muscular do que aqueles que consomem bebidas à base de soja ou de carboidratos.

O leite integral é uma fonte de proteínas de alta qualidade, contendo caseína e whey protein, que são importantes para a estrutura de proteínas musculares. Além disso, o leite integral também é rico em vitaminas, o que pode fornecer calorias adicionais para apoiar o crescimento muscular.

Por outro lado, o leite em pó, apesar de também ser uma fonte de proteína, carrega lactose, gordura e carboidratos. Portanto, pode ser menos interessante para quem tem o objetivo de emagrecer ou ganhar massa muscular — mesmo que ainda seja considerado um ingrediente saudável.

No entanto, pessoas que desejam ganhar massa muscular, devem priorizar os leites que contém maior teor de proteínas, como é o caso do leite de ovelha e o leite de búfala.

Isso porque o leite aumenta a síntese da proteína muscular após o exercício e reidrata, além de contribuir para a ressíntese do glicogênio e ameniza dores e perdas de funções musculares. É por esses e outros motivos que o consumo de leite deve ser estimulado. Beba mais leite!

Se você tomar 1 litro de leite por dia, você já estará ingerindo uma boa quantidade e proteínas. O leite é rico em calorias, todo atleta que deseja aumentar massa muscular precisa de calorias.

Treino - o que comer antes e depois
Se o espaço for mais longo, de 2 a 3 horas: pode optar por refeições maiores e mais completas, compostas por alimentos ricos em carboidratos, como batata-doce, aipim, inhame, arroz, macarrão, acompanhados de alimentos ricos em proteínas (carnes, peixes, ovo), vegetais e legumes.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

O horário mais indicado para se alimentar é cerca de uma hora antes do treino. Você pode comer frutas, pães ou biscoitos integrais, combinados com ovos, leite ou iogurte, por exemplo, para garantir o fornecimento de energia e fazer com que o organismo consuma açúcares durante o exercício.

O leite de vaca é uma ótima fonte de calorias, contendo proteínas e outros nutrientes importantes para a hipertrofia muscular, especialmente para aqueles com dificuldade em ganhar peso (como ectomorfos).

Leite em pós desnatado.
Os especialistas deram sinal verde a ele desde que na versão desnatado, pois ele não engorda e conserva muitas proteínas, cerca de 33 gramas por 100 gramas.

Quer ter energia para um treino cansativo ou se recuperar de um? Esqueça bebidas esportivas. Um novo estudo indica que a simples mistura de leite com achocolatado pode ser tão boa quanto – e até melhor – para a recuperação muscular demandada pela atividade física.

Whey Protein
Se quer ganhar músculos ou não tem preocupação com o peso, você pode tomar com leite desnatado. É porque o leite, mesmo quando ele é desnatado, tem gordura, carboidratos e proteínas, que podem ser úteis pra quando você faz muito exercício na academia e quer ficar com o corpo bem definido.

Leite integral: É o mais gorduroso e possui o maior valor calórico, porém possui a mesma concentração de cálcio do leite desnatado.