Qual a melhor forma de comer ovo para ganhar massa muscular?

Perguntado por: zparaiso . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Você deve conhecer alguém que pratica musculação ou outra atividade física de alta intensidade que consome mais de 3 ovos por dia, sem sofrer nenhuma consequência maléfica para a sua saúde. Sendo assim, o/a melhor profissional para responder a essa pergunta com maiores chances de acerto é o/a nutricionista.

O ovo cozido é uma opção saudável e contém menos calorias e gorduras do que o ovo frito. No entanto, o ovo frito pode ser uma opção melhor para quem precisa de mais calorias em sua dieta para ganhar massa muscular.

O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.

A melhor maneira de consumir o ovo é cozido, pois assim não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias (um ovo cozido de 100 gramas contém cerca de 155 calorias). Porém, uma omelete feita com pouco ou sem óleo também é uma opção interessante.

Os ovos são uma excelente fonte de proteína e podem ser incluídos em uma refeição pré-treino. Além disso, é interessante que eles sejam consumidos combinados a outros alimentos leves e de fácil digestão para tornar a refeição mais balanceada.”

Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

“Para uma dieta de ganho de músculo, o ideal é consumir proteína de 3 a 6x por dia, com espaços de 2 a 4h entre eles”, explica Alexandre.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Ganhar massa muscular exige uma combinação de exercícios e alimentação rica em proteínas. Para homens e mulheres, o "segredo" para ganhar massa muscular é o mesmo: uma combinação de exercícios e alimentação. Na atividade física, o ideal é realizar mais exercícios de força, como musculação, mas sem esquecer do aeróbico.

4 receitas proteicas com ovo para ganhar massa muscular

  1. Ovo pochê ao molho de tomate. Ingredientes: 1 cebola em fatia. 1 colher (sopa) de alho picado. ...
  2. Panquecas proteicas de ovo e aveia. Ingredientes. 5 claras de ovo; ...
  3. Omelete proteico. Ingredientes. 5 claras de ovo; ...
  4. Bolo proteico de Limão com Coco. Ingredientes. 6 claras de ovo;

vitamina D

A vitamina D ajuda no ganho de massa muscular e peso por diversos motivos. Dentre eles, podemos citar as suas funções metabólicas, as quais são importantes para a regulação dos sistemas cardiovascular, musculoesquelético e imunológico. Além disso, ela exerce papel importante na síntese de hormônios.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Além disso, consumir ovo cozido de manhã pode aumentar a sensação de saciedade, ajudar a reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia e controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.

Para fazer uma omelete, os ovos são batidos e despejados em uma frigideira quente, com uma colher de chá de manteiga, óleo de coco ou azeite, e cozidos lentamente em fogo baixo até ficarem cozidos. Ao contrário dos ovos mexidos, uma omelete não é mexida quando está na panela, são moldados como uma panqueca.

Os mais indicado alimentos pós-treino são cereais, leguminosas, tubérculos, frutas e carnes. Essas comidas contam com maior concentração desses nutrientes e não podem faltar no cardápio de dia inteiro!