Porque o doce corta o efeito do álcool?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

De acordo com o Detran, essa é uma das várias fake news propagadas sobre o assunto e o chocolate não corta o álcool no organismo. Segundo o Detran, a tolerância para beber e dirigir é zero, conforme a Lei n° 11.705 de 2008, conhecida popularmente como Lei Seca.

Comer doces é bom para a ressaca? A glicose não ajuda a eliminar o álcool presente no organismo. Entretanto, como explicado anteriormente, a geração de glicose pelo fígado está prejudicada e é importante alimentar-se bem. Prefira consumir alimentos que possuem “açúcar” natural, como frutas.

A mistura de substâncias doces (por exemplo: refrigerante, frutas ou adoçantes) às bebidas alcoólicas ajuda a "mascarar" o sabor do etanol, fazendo com que a combinação se torne mais doce e palatável, o que pode contribuir para maior consumo (frequência e quantidade).

Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.

Os especialistas indicam que comer doces pode sim ajudar a impedir a ressaca. Isso porque o açúcar evita os sintomas da hipoglicemia que contribuem para a sensação de mal-estar.

Consumir morangos, amoras ou mirtilos antes das bebidas alcoólicas ajuda a manter o corpo hidratado e minimiza os efeitos do álcool. Esses alimentos fazem parte do grupo de frutas vermelhas, que são ricas em água. Além disso, possuem antioxidantes eficazes contra os danos causados nas células pelo álcool ingerido.

Cerveja e vinho doce contêm carboidratos e podem elevar o açúcar no sangue. O álcool estimula o apetite, o que pode fazer com que você coma em excesso e pode afetar o controle do açúcar no sangue. As bebidas alcoólicas costumam ter muitas calorias, dificultando a perda do excesso de peso.

3 horas

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.