Porque o bipolar não pode beber?

Perguntado por: lbarreto7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O consumo de álcool entre pacientes bipolares aumenta o risco de crises (especialmente a depressão), internações e tentativas de suicídio (Cividanes, 2001).

Os dados acima são especialmente preocupantes por ser sabido que o uso de álcool e outras drogas, em pessoas que tenham transtorno bipolar ou depressão, tendem a acarretar sérias consequências para a evolução da doença, sucesso do tratamento e manutenção do equilíbrio na vida.

Devem ser evitados, no tratamento da depressão bipolar, os antidepressivos paroxetina, venlafaxina e os tricíclicos (por exemplo imipramina e clomipramina).

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

Os medicamentos mais importantes no tratamento dos sintomas da Doença Bipolar são os estabilizadores do humor e os antidepressivos. Mas o médico pode ter necessidade de receitar outros medicamentos, como os antipsicóticos, os ansioliticos e os hipnóticos.

Pode-se beber álcool, enquanto toma Lítio? A ingestão de álcool em excesso aumenta a perda de água e sal no organismo e ambas as perdas podem ter efeitos prejudiciais no tratamento com LÍTIO. É melhor aconselhar-se sobre este assunto junto do seu médico.

Existem evidências de que o café pode causar sintomas psicóticos e de mania. No entanto, para que isso ocorra, é necessária uma alta dose de cafeína. Além disso, uso de substâncias estimulantes de maneira geral parecem estar ligados a maiores oscilações de humor no transtorno bipolar.

O consumo de álcool em pessoas com distúrbio bipolar que cumpram a medicação não agrava os sintomas anímicos provocados pela doença, revela um pequeno estudo publicado no “Journal of Clinical Psychiatry”.

TRANSTORNO BIPOLAR: UM PROBLEMA QUE AFETA OS RELACIONAMENTOS. Parceiros ansiosos e irritáveis, com foco no imediato e que sofrem com seus atos impulsivos. Um ciclo que passa pela depressão de maneira prolongada, pela culpa projetada em terceiros e finalmente na reincidência do mesmo tipo de comportamento.

Evite discutir, pois esse debate pode desencadear uma crise na pessoa. Assim, evite dizer coisas que podem gerar irritação.

Como é o surto de um bipolar? O surto pode acontecer de duas maneiras diferentes. Quando a pessoa entra em um episódio de depressão, tende a evitar as situações sociais, apesar dessa atitude nem sempre ser adotada. Esse período — que pode levar de semanas a anos — tende a ser caracterizado pela profunda tristeza.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

A bipolaridade é um transtorno mental caracterizado por intensas e, aparentemente, inexplicáveis mudanças de humor. Sensações de euforia e depressão se intercalam, provocando acentuadas variações de comportamento, pensamento, energia, sono, julgamento e raciocínio.

Depressão e transtorno bipolar só justificam aposentadoria integral caso paciente não responda ao tratamento. A depressão e o transtorno afetivo bipolar, apesar de serem consideradas doenças graves, não podem ser enquadradas como alienação mental. Baseada nesse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional…