Porque o alho fica azul no vinagre?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os compostos de enxofre do alho (um qualquer tipo de tiol) podem ser quebrados por enzimas activas no alho permitindo ao enxofre reagir com o cobre na solução. Isto resulta em sulfitos que são responsáveis pela “descoloração” azul.

Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o 'melhor do mundo'”, explica. De gosto marcante, o alho roxo cultivado no Brasil equivale a cerca de cinco dentes do alho branco chinês, por exemplo.

É só triturar bem miudinho, com ajuda do liquidificador e colocar em um vidro limpo e coberto de óleo. O importante é cobrir bem o alho de azeite para evitar que ele oxide e fique com aquela cor esverdeada.

Não tem medida certa de óleo, é importante que cubra bem o alho porque isso evita que ele oxide e fique com aquela cor esverdeada.

Este interior é 100% seguro para comer. Não existe qualquer evidência de que seja prejudicial para a saúde. A principal diferença está no sabor.

A principal perda de qualidade da pasta de alho é causada pelo escurecimento do produto que ocorre devido à ação de enzimas polifenoloxidases. Para controlar este escurecimento foi utilizado o ácido cítrico.

Ao pegar a cabeça de alho ela deve estar seca e ao apertá-la a sensação deve ser firme, se estiver mole é porque o alho não está fresco. Sempre escolha os alhos mais gordinhos e firmes pra não ter erro.

Os compostos de enxofre do alho (um qualquer tipo de tiol) podem ser quebrados por enzimas activas no alho permitindo ao enxofre reagir com o cobre na solução. Isto resulta em sulfitos que são responsáveis pela “descoloração” azul. As enzimas podem ser desnaturadas (inactivadas) pelo processamento a altas temperaturas.

#Dica 02 – Como armazenar alho? Para o alho durar mais tempo, o ideal é que retire a casca somente quando for usar. Além disso, guarde-o em local arejado e longe do sol, em recipientes abertos para que não mofem e não germinem. Alhos com brotos podem ser usados, basta tirar a parte com o broto e consumir o restante.

Para armazenar de forma correta, guarde-o em local arejado e distante de contato direto com o sol. Para maior duração, a casca só deve ser retirada no momento em que o dente for utilizado. Alhos não devem ser guardados em recipientes fechados pois correm o risco de mofar ou germinar.

Com casca o alho se conserva por até 3 meses em local fresco sem umidade. Descascado deve ser conservado na geladeira embrulhado em plástico ou imerso em óleo/azeite. Em réstia apesar de espantar vampiros e serem decorativas, não devem ficar penduradas por muito tempo, pois podem secar.

Pelo fato de o miolo do alho contribuir para um sabor mais forte e até amargo, removê-lo pode ajudar a diminuir o mau hálito depois do consumo. Alguns cozinheiros ainda alegam que retirá-lo deixa o prato mais leve não só no sabor, mas em todos os quesitos.