Porque o aciclovir não pode ser usado à noite?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Isto porque esse medicamento atua bloqueando os mecanismos de multiplicação desses vírus.

Jamais misture Aciclovir creme com outros cremes ou loções. Aplique Aciclovir creme 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando a aplicação no período noturno.

Tratamento de Herpes simples em adultos: Um comprimido de aciclovir 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a dose noturna. O tratamento precisa ser mantido por cinco dias, e deve ser estendido em infecções iniciais graves.

AÇÃO DO MEDICAMENTO: O aciclovir é um agente antiviral que inibe a síntese do DNA viral. Proporciona tratamento eficaz para as infecções menos graves por HSV-1, HSV-2 (vírus Herpes simplex 1 e 2) e VZV (vírus Varicela zoster) em pacientes ambulatoriais. O tempo estimado para o início da ação é de 1,7 horas.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

  • Dor de cabeça, tonteira;
  • Enjoos, vômito, diarreia e dores no abdômen;
  • Coceira e vermelhidão/protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol;
  • Sensação de cansaço, febre.

O tratamento por via oral é mais efetivo que o tratamento tópico, sendo a posologia indicada de 200 mg a 400 mg, 5 vezes por dia, por 5 dias.

O medicamento também pode causar efeitos colaterais, entre eles: ardência, ressecamento, coceira e descamação da pele. O creme dermatológico Aciclovir deve ser utilizado de acordo com a recomendação médica.

Com uma substância ativa antiviral altamente efetiva, Aciclovir combate os seguintes vírus: Herpes simplex, Varicela zoster (tipo 1 e 2), vírus Epstein Barr e Citomegalovírus. Este medicamento age bloqueando os mecanismos de multiplicação desses vírus, interrompendo, assim, o processo infeccioso.

O aciclovir é eliminado primariamente inalterado na urina, via secreção tubular renal ativa. Qualquer droga administrada concomitantemente, que afete esse mecanismo, pode aumentar a concentração plasmática do aciclovir.

Um comprimido de Aciclovir 200 mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas. Muitos pacientes podem ser convenientemente controlados com um regime de 400 mg, duas vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas.

O medicamento costuma ter sua dosagem variável de acordo com a gravidade da herpes, porém, comumente é indicado um comprimido de Aciclovir cinco vezes ao dia, entre intervalos de 4 horas. Ele deve ser consumido pelo tempo de cinco dias, porém, pode ser estendido conforme a intensidade do problema.

Eventos adversos do uso de Aciclovir
O aparecimento de dor de cabeça, tonteira, náusea, vômito, diarreia, dores abdominais, prurido, erupções cutâneas (incluindo fotos sensibilidade), fadiga e febre são consideradas reações muito comuns (> 1/10) e, também, reações comuns: > 1/100 e < 1/10.