Porque no lugar de pois?

Perguntado por: asalgueiro2 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.

“Porque” (junto e sem acento) é utilizado em respostas ou explicações, podendo ser substituído pelo termo “pois”. Para potencializar os seus estudos de gramática e sedimentar de uma vez por todas as diferenças dos porquês, recomendamos que você tenha uma rotina de estudos regular.

pois

  1. portanto, logo, por conseguinte, em vista disso.
  2. porque, visto que, porquanto.
  3. mas, no entanto, contudo.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

Quando usar porquê? Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva.

Significado de Pois
[Gramática] Une orações, ou períodos, de mesma função sintática. conjunção (Explicativa) Porque, visto que, já que: leve um guarda-chuva, pois o tempo está fechado. (Conclusiva) Então, portanto, nesse caso: depois de suas considerações acerca do tema, concluímos, pois, que a vida é efêmera.

Pois não significa o mesmo que dizer, sim, claro. Pois não é uma maneira cortez de responder, simplesmente sim. O termo expressa a anuência ou disponibilidade de fazer alguma coisa, ou tomar alguma atitude.

Como usar o "poised" em uma frase
His electrifying campaign is poised to deliver a breakthrough result - sespite a late set-back when he fell from a forklift truck. She was a poised young cook up on stage and happily shared some of her trade secrets.

Por exemplo, a expressão: “pois é”. Lê-se “poijé” ou “poizé”? Obrigada. Lê-se como se fosse uma só palavra, com o s intervocálico a valer de z que é o seu valor normal nesta posição: pois é = *poisé /poizé/.

Por que: em perguntas ou para se referir a algo. Por quê: no final de frases, seguido de ponto de interrogação ou final. Porque: em respostas ou explicações. Porquê: como um substantivo, indicando motivo ou razão.

“Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

Resumo. Pôs – conjugação do verbo por; Pois – conjunção.