Porque não pode tomar suco de inhame cru?

Perguntado por: ogentil . Última atualização: 1 de julho de 2023
3.9 / 5 12 votos

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas.

A melhor forma de usufruir dos benefícios do inhame é consumindo-o cru, neste caso em forma de suco com alguns outros ingredientes, como a maçã, que além de serem muito nutritivos, ajudam a melhorar o sabor deste suco funcional!

Inhame cru faz mal ou não? O aumento do consumo de suco de inhame cru não é por acaso. Ele ajuda a manter bom funcionamento do sistema imunológico, aumenta a sensação de bem-estar e também é bastante indicado em caso de doenças como dengue, por aumentar a quantidade de plaquetas no sangue.

“O inhame (taro) deve ser sempre consumido cozido. Mesmo que não irrite as mãos e a boca, e que tenha um teor não tão alto de oxalato, ele contém outras substâncias perigosas que agem como compostos anti-nutricionais.

Para descascar
Para contornar o incômodo, deixe o alimento de molho durante seis horas antes de consumi-lo. Dessa forma, pode ser utilizado inclusive cru, em vitaminas e sucos.

mas tem algumas pessoas que têm problemas. hormonais que não devem consumir o inhame justamente porque ele pode mudar sua própria produção de estrogênio pessoas que tem problema de câncer de mama ou. fibrose uterina tem que perguntar antes para o seu médico o seu nutricionista.

Além de poder ser usado cru mesmo no preparo de um suco bem nutritivo e que pode te ajudar na perda de peso, o inhame é um vegetal versátil que pode ser incluído facilmente em qualquer tipo de receita.

Tudo isso acontece por que, ao consumir este suco, a combinação entre as propriedades funcionais e terapêuticas presentes em inhame, limão e maçã unem-se para fortalecer todas as defesas do Sistema Imunológico, alcalinizar os líquidos corporais e eliminar as toxinas acumuladas no organismo.

A baba do inhame é responsável por criar irritação e alergia na pele e dificulta o manuseio. Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre).

O inhame também pode ser usado na forma de extrato, em cápsulas. Contudo, existem poucos ensaios clínicos avaliando o efeito do inhame selvagem e seu extrato nos sintomas da menopausa e sua eficácia em relação ao alimento in natura. Existem também preparados de cremes a base de inhame selvagem.

Tem gente que acredita que isso acontece porque ingerir inhame cru faz mal, mas não é bem por aí. O problema é que esse tubérculo possui alto índice de oxalatos, o que pode prejudicar a absorção de certos minerais, além de ser rico em calorias e carboidratos.

O cozimento do tubérculo pode abrandar os efeitos fisiológicos do Ácido Oxálico.

A nutricionista também recomenda o consumo de inhame para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras.

Inhame Cará: Um Poderoso Aliado
Em contrapartida, o inhame cará pode ser consumido cru.

Como toda raiz, o inhame é um alimento versátil e pode entrar no preparo de refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos. É possível achar variedade de receitas: bolinho de queijo, creme de inhame com abóbora, iogurte, purê, maionese, e até sorvete de inhame com morango.