Porque não pode comer abacaxi quando está menstruada?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Abacaxi. O abacaxi é uma fruta ácida, que é digerida lentamente pelo organismo, principalmente se ingerido pela manhã. Seu consumo pode causar náusea e azia, principalmente em pessoas que já possuem esse problema durante a menstruação.

No caso do abacaxi, ele pode ser até benéfico para o ciclo menstrual: alguns especialistas indicam o consumo da fruta como um aliado que pode diminuir as cólicas menstruais.

Não existe nenhum alimento que não possa ser consumido durante a menstruação. Entretanto, alimentos que geram gases intestinais, como repolho, feijão e batata doce, podem agravar as cólicas.

Fique longe de alimentos com muito sódio
Portanto, neste período o consumo de alimentos ricos em sódio deve ser evitado, especialmente em produtos industrializados.

O melhor a fazer é sempre ir em busca de um profissional capacitado para orientá-la da melhor forma. Para evitar o inchaço nesse período, o consumo de frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 pode ajudar. Essas substâncias são encontradas no melão, morango, pêra, kiwi, melancia, uva, limão, abacaxi e tomate.

Segundo a dra. Rebeca Gerdhart, não existem alimentos específicos que aumentam o fluxo menstrual, assim como não há uma dieta indicada para quem deseja reduzir a quantidade de sangue na menstruação.

Miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outras condições na região reprodutora também podem ser a causa de um fluxo menstrual mais intenso. Às vezes esses problemas não apresentam sintomas aparentes, por isso é muito importante manter os exames preventivos em dia.

Frutas vermelhas como morango, framboesa, cranberry e acerola são excelentes para esse período, pois são fontes de vitaminas A e C e têm alto teor de antioxidantes, contribuindo para a melhora da disposição.

“Descobri que dietas ricas em alimentos inflamatórios, como carnes animais, óleo, açúcares, sais e café contribuem para um risco aumentado de dor durante o período menstrual da mulher”, disse Sannoh, que conduziu a pesquisa como estagiária na Rutgers Robert Wood Johnson Medical School em Nova Jersey.

Hábitos que pioram cólica menstrual: alimentação inadequada
Se você tem uma alimentação rica em gordura, açúcar e sal, essa pode ser a causa das fortes cólicas menstruais.

A verdade é que existem algumas coisas, sim, que não se pode fazer menstruada, mas elas não são as que você imagina...

  • Demorar para trocar o absorvente. ...
  • Ir dormir com medo de a menstruação vazar. ...
  • Confundir menstruação com sujeira. ...
  • Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada.

A resposta para esses questionamentos, de acordo com especialistas na área, é não! Nem o ovo, nem os seus nutrientes, podem intensificar os sintomas apresentados durante as diferentes fases do ciclo menstrual.

Atividade física, implante e injeção hormonal estão entre as outras opções. Todas devem ser escolhidas sempre com o auxílio de um especialista

  1. Sem absorvente. ...
  2. Orgasmo. ...
  3. Atividade física. ...
  4. Pílula combinada. ...
  5. Dispositivo intrauterino (DIU) ...
  6. Injeções hormonais. ...
  7. Implante contraceptivo.

Frituras, carnes gordas e outros alimentos gordurosos aumentam a inflamação no organismo, e dessa forma pode agravar as cólicas, acne, dor de cabeça e alterações no humor. Por essa razão, no período pré-menstrual, substitua as fontes de gorduras ruins pelas boas.

Chá de folhas de arruda
O chá de arruda possui flavonoides com propriedades estimulantes do útero, sendo geralmente indicado para regular a menstruação, quando a menstruação está ausente, pois pode ajudar a menstruação a descer, ou ajudar a diminuir o fluxo menstrual, quando é muito intenso.

“Quando o abacaxi faz parte da alimentação diária do homem, ou quando ele ingere grandes quantidades da fruta nas 24 horas que antecedem o sexo, o sêmen fica realmente adocicado. Isso porque fluído é composto, também, por frutose, substância que reage com o açúcar natural da fruta”, explica Jacob.