Porque não pode beijar com afta?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A afta pode ser transmitida através do beijo? Não. O que às vezes acontece é o paciente achar que tem uma afta, porém tem outras doenças, essas sim, transmissíveis. Um estomatologista pode ajudar a fazer o diagnóstico correto.

Para poupar incômodos, é bom não beijar se você tiver feridas nos lábios, aftas ou sangramento nas gengivas. Motivo: machucados são porta de entrada para essa e outras doenças.

É interessante saber que a afta não é algo contagioso.

Dá uma olhada!

  1. Alimentos picantes podem favorecer o desconforto causado pela afta na boca. ...
  2. Comidas com excesso de sal tendem a contribuir para irritação da mucosa bucal. ...
  3. Chocolates e doces podem incomodar as lesões da afta. ...
  4. Frutas cítricas também podem irritar as aftas na boca.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

O maior cuidado recomendado pelos especialistas é evitar beijar a pessoa quando ela está com uma lesão ativa (bolinhas dolorosas próximas dos lábios). As pessoas, nessa fase, também têm de se lembrar de lavar bem as mãos após tocar a boca.

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

As aftas geralmente desaparecem espontaneamente entre 7 e 10 dias, não deixando cicatrizes, no entanto, se tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, podem demorar mais tempo para cicatrizar.

Ela é causada por enterovírus ou vírus da herpes simplex e pode apresentar sintomas como febre, aftas na boca e dor de garganta.

Fatores hormonais. Stresse ou ansiedade. Carência de certos nutrientes, como sais minerais (ferro e zinco) ou vitaminas (sobretudo vitamina B12 e ácido fólico) Problemas dentários ou má higiene oral.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Carnes magras;
  • Fruta (como acerola, caju, goiaba, manga, morango, laranja e limão);
  • Leite (fresco ou em pó);
  • Queijos;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Vegetais (como brócolis, couve e couve-flor).

Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac…