Porque minha sinusite não Sara?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Há casos de sinusite crônica, quando os episódios duram mais de 12 semanas. Nessas situações, talvez seja necessário o médico pedir alguns exames de imagem para avaliar o quadro. O que fazer? Na maior parte das vezes, cuidados básicos e controle dos sintomas são suficientes para superar a sinusite.

A sinusite crônica é doença de grande incidência, assim, se o paciente tiver sinusite que não melhora com os tratamentos convencionais, deve procurar um médico especialista (otorrinolaringologista) para fazer avaliação imunológica e pesquisar a presença de fungos.

O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Mesmo quando não é possível a total remoção do fator obstrutivo, o indivíduo tem sua qualidade de vida substancialmente melhorada. No entanto, o retorno da doença pode ocorrer, principalmente nas sinusites causadas por fungos ou por novas formações de pólipos.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

2. Analgésicos e anti-inflamatórios para sinusite. Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

DIPROSPAN® - Suspensão injetável 5mg/mL + 2mg/mL em embalagem com uma ampola e seringa descartável esterilizada.

O diagnóstico da sinusite não é simples de fazer. A doença, que acomete cerca de 30 milhões de brasileiros, pode ser confundida com rinite, gripe, enxaqueca e até dor de dente.

Em geral, a sinusite aguda dura de 7 a 10 dias, mas em alguns casos pode persistir por mais tempo, especialmente se não for tratada adequadamente. Em alguns casos raros, a sinusite aguda pode durar semanas ou até meses, o que é considerado um caso de sinusite crônica.

A sinusite bacteriana mal curada pode afetar o globo ocular, podendo levar a perda da visão, porque a inflamação tende a levar a formação de secreção que atinge a órbita, o globo ocular e o nervo óptico.

Muitos especialistas recomendam a intervenção cirúrgica quando a sinusite é causada por alguma alteração anatômica no nariz. Em casos como esses, o procedimento possibilita a drenagem das secreções acumuladas no interior do nariz e recupera o funcionamento adequado do canal nasal.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas. Ao acordar, você pode ter crise de tosse, mas ao longo do dia ela diminui de intensidade e pode até mesmo desaparecer.

amoxicilina-clavulanato: antibiótico de primeira escolha se o paciente não é alérgico a penicilina. A dose é de 500 mg/125 mg a cada 8 horas; alta dose de amoxicilina-clavulanato (2 g de amoxicilina 2 vezes/dia) deve ser usada nas seguintes circunstâncias: resistência de S.