Porque mesmo tomando antibiótico a garganta continua inflamada?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Existem algumas hipóteses. A primeira é que o antibiótico não esteja sendo efetivo para aquela bactéria. Um segunda é que seja uma amigdalite viral, onde nenhum antibiótico terá efeito.

Repouso;

  1. Repouso;
  2. Evitar mudanças fortes de temperatura;
  3. Uso de sprays de própolis;
  4. Gargarejo;
  5. Remédios caseiros com limão, mel e gengibre.

A inflamação de garganta é um sintoma que pode ocorrer de maneira isolada, por conta de reações alérgicas e mudanças climáticas, mas também é associada frequentemente com infecções respiratórias diversas, como sinusite, faringite, amigdalite, gripe e até a covid-19.

Para evitar as complicações das amigdalites bacterianas descritas acima, o tratamento deve ser sempre feito com antibióticos. Na maioria dos casos, em 48 horas já há uma grande melhora dos sintomas. A pesquisa do germe na garganta com swab deve ser feita sempre que possível.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Pessoas com infecção estreptocócica recebem antibióticos, normalmente penicilina ou amoxicilina. As pessoas alérgicas à penicilina devem tomar clindamicina.

Se a dor persistir por mais de uma semana, é preciso ir ao médico. A dor de garganta, que é bastante recorrente para algumas pessoas, principalmente no frio, não é uma doença em si. Ela é apenas o sintoma de uma doença, que pode ser uma amigdalite, uma faringite ou até algo mais grave.

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

– Dificuldade para engolir; – Algumas pessoas podem sentir dor de ouvido; – Às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula. Na amidalite bacteriana podem aparecer, também, pontos de pus amarelado nas amídalas e pode haver uma camada amarelada na língua.

Bactérias multirresistentes
A cada contacto com um antibiótico, as bactérias, por mutação genética ou aquisições a partir de outras bactérias, desenvolvem uma natural resistência àquela substância. Isto acontece sempre, mesmo quando em causa está o uso adequado do antibiótico.