Porque meninas gostam mais dos pais?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 13 votos

"Muitas garotas são vaidosas porque o pai sempre elogiou e ela acredita ser importante estar sempre bonita aos olhos do pai". Relação entre pai e mãe é essencial - Se o pai desvaloriza a mãe, trai ou destrata, por exemplo, a filha se sente melhor do que a mãe, e se sente culpada por isso.

Contudo, nas décadas seguintes novas pesquisas apontaram que a realidade não era bem essa. Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe.

Complexo de Electra é uma fase do desenvolvimento psicossexual das crianças do sexo feminino, de acordo com a psicanálise. Consiste na etapa em que a filha passa a se sentir atraída pelo próprio pai, disputando com a mãe a atenção deste homem.

Os resultados mostram que meninos e meninas se parecem mais com sua mãe no primeiro ano de vida, mas que, a partir dessa idade, as crianças começam a se assemelhar mais com seu pai. As meninas, no entanto, mantêm mais semelhanças com a mãe até completar seis anos, idade máxima das crianças analisadas no estudo.

Conforme a descoberta do mundo vai ocorrendo – e o entendimento de que ele e a mãe são pessoas separadas e diferentes -, é comum, nessa fase, que o bebê queira ficar mais agarrado, com medo de pessoas e lugares estranhos e de os pais desaparecerem.

Analisando as estatísticas, as chances de se ter um menino ou uma menina são quase as mesmas e não há evidência médica sugerindo que podemos influenciar nisso.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

O Complexo de Édipo é o processo na formação da personalidade pelo qual toda pessoa passa. O que ocorre, em algumas pessoas, é o entendimento do "amor do pai" ou "amor da mãe" pelo filho(a).

Assim, quando ela percebe a mãe como outro, pode naturalmente sentir medo de perder. Aí aparece o ciúme”, aponta Talitha. Por isso, é muito comum que os pequenos sintam ciúmes em relação aos pais, com quem eles normalmente têm maior proximidade. “A criança quer estar no centro.

Mistura de genes
O que você vê fisicamente é a mistura dos genes (pequenas partes do DNA, ou seja, moléculas que coordenam o nosso desenvolvimento) do seu pai e da sua mãe. Mas, ainda que você seja a mistura dos dois, o DNA de ninguém é igual – é o que causa as diferenças e semelhanças com nossos parentes.

A cor dos olhos do bebé é influenciada pela herança genética (dos genes transmitidos pela mãe e pelo pai) e pela quantidade de melanina (pigmento castanho ou preto cujo tipo e quantidade está codificada nos genes) encontrada na íris. Cada pessoa tem duas cópias do mesmo gene – um fornecido pela mãe e outro pelo pai.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

O consenso médico diz que ter de três a quatro relações sexuais durante o período fértil (fase da ovulação) é suficiente para aumentar as chances de concepção. Isso porque, os espermatozoides sobrevivem de 48 a 72 horas no ambiente uterino.

A maioria, 45%, usou a justificativa de que os meninos dariam menos trabalho enquanto um terço afirmou que queria um menino porque acreditam que filhos mais velhos cuidam melhor os irmãos menores. Dezenove por cento admitiu que prefere um filho homem para que ele leve o nome da família adiante.

Ela é uma fase normal do desenvolvimento da criança e não siginifica que os pais não estejam dando atenção suficiente ou que estejam fazendo alguma coisa errada. O bebê, a partir dos 6 meses de idade, começa um processo no qual ele passa a perceber que ele e a mãe não são a mesma pessoa (sim!