O que é código e suas tecnologias?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Abrange matérias relacionadas às formas de se comunicar, como Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Educação Física.

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Encceja engloba as seguintes áreas: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, além de uma língua estrangeira e a produção da redação.

Linguagens, códigos e suas tecnologias: Enem

  • Língua Portuguesa.
  • Literatura.
  • Artes.
  • Educação Física.
  • Inglês/Espanhol.
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc.

Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar. A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras.

Além das provas, os participantes também fizeram uma redação sobre um tema específico. Os temas de redação das provas do Encceja 2023 foram: "A importância do respeito às religiões de matrizes africanas" (Encceja Ensino Fundamental) e "Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador" (Encceja Ensino Médio).

Cada prova é composta de 120 questões, ou seja, são 30 questões por área do conhecimento, além da uma redação no formato dissertativo-argumentativo. A pontuação do Encceja vai de 60 a 180 pontos.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita.

CAMPOS Analisar, em textos produção, circulação e Urbanas. Prática DE de diferentes recepção de textos. s Corporais de ATUAÇÃO gêneros, marcas Modalização. Efeitos Aventura na SOCIAL que expressam a posição do de sentido.

Retorna um código numérico para o primeiro caractere em uma seqüência de caracteres de texto.

Quando se fala em códigos, geralmente, nos vêm em mente algo que seja secreto, ou que seja do conhecimento de poucas pessoas. Existem vários tipos de códigos: - Código Comercial; - Código Penal; - Código Civil; - Código de Barras; - Código Genético; - Código Morse.

No âmbito do direito, um código é um conjunto de normas legais sistemáticas que regulam, de forma unitária, uma determinada matéria. Por extensão, código é a compilação sistemática de diversas leis (Código Civil, Código Penal, Código da Estrada, etc.) e o conjunto de regras ou preceitos sobre uma matéria qualquer.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

O código é o conjunto de signos e sinais utilizados na transmissão da mensagem: língua portuguesa, língua inglesa, língua gestual, cores, sons,… O contexto é a situação comunicativa em que se encontram os interlocutores: ambiente, espaço, tempo,… É também chamado de referente.

Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.