Porque mel faz parar de tossir?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 1 de julho de 2023
4 / 5 16 votos

O mel suaviza a garganta e serve para eliminar o vírus e bactérias. Por isso é muito recomendado consumir um chá com mel, principalmente quando se esta gripado ou resfriado.

Segundo as pesquisas, ele tem a capacidade de anestesiar a garganta, diminuindo a ocorrência de tosse, e ainda pode tratar a inflamação, já que age contra bactérias. Além disso, também tem função expectorante, o que ajuda a acabar com a congestão.

Alguns estudos atestam que consumir um pouco de mel antes de ir para a cama ajuda as crianças que haviam desenvolvido a tosse a dormir mais profundamente. E esse tratamento não serve apenas para os pequenos. O mel é conhecido por ser um remédio útil contra infecções virais, fúngicas e bacterianas.

Xarope de mel – Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de mel e 1 cebola ralada. Ferva, em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Desligue, deixe esfriar e tome 1/2 colher (chá) a cada 2 horas.

O que é bom para crise de tosse?

  1. Manter o ambiente limpo e ventilado. Em geral, muitas crises são motivadas pelo contato com alérgenos ou pela infecção com bactérias e vírus. ...
  2. Usar umidificadores de ar no dia a dia. ...
  3. Fazer lavagem nasal diariamente. ...
  4. Tomar medicamentos para amenizar o sintoma.

O mel está liberado, desde que não substitua os remédios indicados pelo médico. Outra coisa que é preciso saber é que a tosse é um mecanismo para limpar o pulmão.

Gargarejo com água e sal
Gargarejo com água morna e sal pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a irritação na garganta. Nem todo mundo é adepto dessa prática e quem sofre de pressão alta deve evitá-la, mas o gargarejo realmente pode ajudar a tratar uma crise de tosse à noite e permitir o repouso.

Vinicius Ribas Fonseca, otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, explica que o mel é um alimento que pode auxiliar no alívio de infecções que acometem o trato respiratório, como tosse e dor de garganta, já que contém propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias.

O principal objetivo da tosse é expelir corpos estranhos. A questão positiva é que, dependendo do caso, você possa amenizá-la com alimentos que estão em sua geladeira ou em seu armário: Alimentos que reforçam o sistema imunológico: laranja, limão, tangerina, acerola, couve, cenoura e tomate.

Mel para aumentar a energia
O mel é conhecido por fornecer energia instantânea, pois é alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose no mel é absorvido muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada.

A tosse persistente concentrada no período noturno pode acontecer por diversos fatores externos e internos. Dentre eles, é importante destacar que a posição em que a pessoa dorme pode ser determinante, já que a gravidade faz com que a secreção fique acumulada na área onde ficam os pulmões e garganta.

Gargarejo de água e sal
Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.

A tosse seca é um sintoma incômodo, que pode estar relacionado a problemas simples ou complexos. É importante ter atenção à duração da tosse e à ocorrência de outros sintomas. Em caso de suspeita de doenças graves, como pneumonia, tuberculose e Covid-19, deve-se procurar um médico quanto antes.

mel de eucalipto

Produzido nas regiões Sul e Sudeste, o mel de eucalipto apresenta uma coloração mais escura e tem um sabor refrescante. É muito utilizado para auxiliar no tratamento doenças respiratórias como tosses, resfriados e irritações na garganta, por causa de sua ação expectorante.