Porque maturidade é importante?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

A maturidade emocional é importante para o bem-estar pessoal, a construção de relacionamentos saudáveis e positivos e para tomar decisões mais sábias na vida, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir o estresse e aumentar o autoconhecimento.

A maturidade traz Paz e nos revela verdades, nos ensina a olhar a vida com mais profundidade, nos dá a capacidade de compreender e a perdoar. Nos ensina a ceder, a calar, a ouvir, nos dá segurança e dissipa os medos.

Entender a maturidade profissional é importante para conseguir liderar corretamente o novo colaborador. Aqueles que ainda estão nas escalas mais baixas precisam de uma maior atenção e cuidado por parte dos líderes, recebendo todo o desenvolvimento e aplicação correta para que se tornem autogerenciáveis.

Significado de Maturidade
Estado do que atingiu o seu desenvolvimento completo: maturidade comportamental, mental etc. Momento do que se encontra no último estágio do desenvolvimento; evolução: maturidade das artes plásticas. Comportamento ou modo particular da idade adulta ou madura: jovem com excesso de maturidade.

A maturidade emocional na psicologia, segundo a visão do psicólogo brasileiro Flávio Gikovate, “se caracteriza pelo atingimento de um estado evolutivo no qual nos tornamos mais competentes para lidar com as dificuldades da vida e, por isso mesmo, com maior disponibilidade para usufruir de seus aspectos lúdicos e ...

De acordo com uma pesquisa feita com ingleses, o momento em que as pessoas realmente se tornam adultas sob o ponto de vista do comportamento gira em torno dos 30 e 40 anos de idade. Para homens, a idade madura começa aos 43 anos, enquanto, para mulheres, a faixa é dos 32.

Portanto, ajudar o corpo a envelhecer harmoniosamente faz com que ele responda melhor a todo processo de envelhecimento, o qual não causará nenhuma frustração e nem criará problemas, tornando a velhice mais uma etapa da vida na qual possamos nos encontrar de forma natural e saudável.

Em que idade atingimos a maturidade? Vale sempre lembrar que maturidade não tem a ver só com a idade. A psicologia avalia maturidade como - além do momento cronológico- um estado da mente que se alcança após uma coletânea de vivências e de como elas foram absorvidas.

Amadurecer é um processo interno contínuo, que acontece ao longo da vida, a partir de experiências e de situações que exigem o crescimento. Pessoas maduras controlam melhor suas emoções, assumem as próprias limitações e tendem a tomar decisões com mais segurança.

O itinerário e a maturidade cristã são etapas próprias da virtude da prudência que é fruto da maturidade psíquica, afetiva, física e espiritual. Uma pessoa madura na fé, que constitui maturidade na vida cristã, consegue integrar, consegue trabalhar a sua vida psíquica, afetiva, emocional, social, e espiritual.

Com isso, esta falta de maturidade emocional se torna um grande fator de limitação no que tange o seu desenvolvimento emocional e até mesmo intelectual, uma vez que a pessoa não foca em se preparar para encarar seus desafios e acaba fazendo de sua vida uma constante brincadeira.

2 discernimento, cordura, circunspeção, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, reflexão, responsabilidade, sensatez, senso, siso, tino. Estado de excelência e plenitude: 3 correção, excelência, perfeição, plenitude, primazia, primor, quilate.

Como explicamos, a maturidade é um termo amplo, ambíguo e que tem suas classificações designadas entre física, emocional, social, espiritual e financeira. Isso não quer dizer que ao envelhecer as pessoas dominam todas essas esferas da vida.