O que diz em Êxodo 32?

Perguntado por: imoreira3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

32 Agora, pois, aperdoa o seu pecado, senão brisca-me, peço-te, do teu clivro que escreveste. 33 Então disse o Senhor a Moisés: aAquele que bpecar contra mim, esse criscarei eu do meu dlivro.

Em Êxodo 32:34–35 aprendemos que, apesar de muitas pessoas terem decidido arrepender-se e voltar para o Senhor depois de terem adorado o bezerro de ouro, elas, ainda assim, tiveram que arcar com as muitas consequências de seus atos.

Na linguagem corrente, a expressão "bezerro de ouro" tornou-se sinônimo de um falso ídolo, ou de um falso "deus" por exemplo, simbolicamente, o dinheiro.

Imagine se tivesse que ficar com os braços erguidos assim o dia inteiro. Isso aconteceu com Moisés, quando um homem chamado Amaleque veio com seu povo guerrear contra Israel. Leia Êxodo 17:8–11 e descubra o que Moisés precisava fazer para assegurar a vitória dos israelitas.

Arão, aos prantos, lamenta a desobediência diante de Deus e Joana tenta consolá-lo, mas ele confessa que foram destemperados e que deveriam levar o povo a crer. Zìpora e Josué também lamentam diante de Moisés o destino do líder, que conclui que a lei de Deus é boa, mas que sem Ele é impossível cumpri-la.

O êxodo rural é um processo marcado pela saída da população do campo para a cidade. A busca por melhores condições de vida é uma das causas dessa movimentação populacional. As dificuldades da vida no campo são impulsionadoras do êxodo rural. O êxodo rural é o processo de saída da população do campo para a cidade.

A palavra êxodo significa “saída” ou “partida”. O Livro de Êxodo nos traz um relato da libertação de Israel do cativeiro egípcio e sua preparação para herdar a terra prometida como povo do convênio do Senhor.

Adorar um bezerro se encaixa bem nas práticas egípcia e cananeia, nas quais o bezerro era um símbolo de força e fertilidade. A declaração de Arão foi uma tentativa de melhorar a situação, ele se pautou na ideia de que os fins justificam os meios (cf. Ex 32,5).

19 Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as. 20 Pegou o bezerro que eles tinham feito e o destruiu no fogo; depois de moê-lo até virar pó, espalhou-o na água e fez com que os israelitas a bebessem.

Mas, a dúvida é: Por que o bezerro e o que ele representava? Para a cultura cananéia, a imagem do bezerro de ouro remetia a Baal, mas também principalmente à principal divindade do panteão cananeu, a quem os textos ugaríticos chamam de Toru-El – literalmente, no português – “El, o touro” ou ainda “o deus touro”.

1 Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não crerão em mim, nem aouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu. 2 E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.

Deus fez uma aliança com Moisés e Israel aos pés do Monte. Sinai, e depois de ler o Livro da Aliança “aos ouvidos do povo”, todos disseram: “Tudo o que o Senhor falou, faremos e seremos obedientes” (Êxodo 24: 8)². A aliança mosaica dá a forma de vida com Deus .

Os amalequitas seriam um povo nômade e de guerreiros. Desta forma, parte de suas atividades estavam ligadas ao trabalho de mercenários em guerras e, na ausência de conflitos, eles faziam saques e pilhagens a pequenos grupos. Como parte da pilhagem, levavam mulheres e crianças para o comércio de escravos.

Séfora

Na segunda micronarrativa em que Séfora aparece (Ex 4,18-20), conta-se como Moisés, após seu encontro com o Senhor, Deus de Israel, no monte Sinai, decide retornar a Madiã e, em seguida, motivado pelas palavras de seu sogro e de Deus, “toma sua mulher e seus filhos, os faz montar um jumento e volta rumo à terra do ...

Leia Êxodo 6:10–12 e procure o que o Senhor disse a Moisés e o que Moisés respondeu. (Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)