O que significa a palavra cyber bullying?

Perguntado por: ejordao9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O que é cyberbullying? Cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer nas mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas.

O termo “Cyberbullying” corresponde às práticas de agressão moral organizadas por grupos, contra uma determinada pessoa e alimentadas via internet. Em outras palavras, o “cyberbullying” é um assédio moral que corresponde à manifestação de práticas hostis (via tecnologias da informação).

Este tipo de violência pode ser praticado por colega de escola, de trabalho ou pessoa desconhecida. De acordo com o advogado do escritório Posocco & Associados Advogados e Consultores, Fabricio Sicchierolli Posocco, o cyberbullying é o mesmo que assédio moral.

Ciberbullying é definido na Wikipédia como uma “prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro”.

Projeto de lei 6.521/19 - Tipifica o crime de intimidação sistemática virtual (cyberbullying) e o assédio sistemático virtual (cyberstalking). Projeto de lei 3.402/21 - Acrescenta o art. 140-A ao decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para prever o crime de cyberbullying.

O cyberbullying pode originar-se por meio de todos esses casos, seja pelo simples ódio gratuito de alguém para com outra pessoa, seja pela divulgação de imagens íntimas, que gera perseguição e humilhação da vítima.

Quais são as 7 formas de cyberbullying mais comuns.

  • ⁣⁣– Ameaça > prevista no art. 147 do CP;⁣⁣
  • – Calúnia > prevista no art. 138 do CP;⁣⁣
  • – Difamação > prevista no art. 139 do CP;⁣⁣
  • – Injúria > prevista no art. 140 do CP; e⁣⁣
  • – Falsa Identidade > prevista no art. 307 do CP.⁣⁣

Postar comentários ou rumores sobre alguém online que sejam maldosos, ofensivos ou constrangedores. Ameaçar machucar alguém ou mandar que se matem. Publicar uma foto ou vídeo maldoso ou prejudicial. Fingir ser outra pessoa online para solicitar ou publicar informações pessoais ou falsas sobre outra pessoa.

No Brasil, o cyberbullying é passível de punição por meio do Código Penal quando se tratam de crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria). Nestes casos, as punições previstas podem chegar a quatro anos de reclusão, além de pagar indenizações por dano moral.

O Ciberbullying se caracteriza pelo ato de insultar, humilhar e praticar violência psicológica repetitiva e persistente, provocando intimidação e constrangimento de crianças e adolescentes através da Internet o dos dispositivos móveis.

Cyberbullying no Brasil é mais comum no WhatsApp e Facebook
Um total de 46% das crianças e adolescentes de 10 a 18 anos disseram sofrer diferentes formas de discriminação no Facebook, e 45%, no WhatsApp. Mas a lista também inclui o Instagram (33%), Facebook Messenger (18%) e Tik Tok (17%).

O pesquisador canadense, Bill Belsey, foi a primeira pessoa a citar e definir a palavra “Cyberbullying”, no mundo. Segundo Belsey, envolve utilizar informação e comunicação junto da tecnologia para hostilizar um grupo ou indivíduo, de forma deliberada e repetida.

A vítima ou responsável legal deve fazer um boletim de ocorrência com as provas - mensagens, fotos, e-mail, n° celular da origem das agressões, endereço das páginas, perfis e publicações - para que se iniciem as investigações.