Como a gratidão se manifesta?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O sentimento de gratidão é o que se manifesta quando alguém faz algo positivo por nós e quando percebemos a grandiosidade das nossas conquistas. Então, é como uma sensação de reconhecimento pelo trabalho de alguém, seja de outra pessoa, seja de nós mesmos.

7 formas de demonstrar gratidão

  1. Deixe bilhetinhos pela casa. Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa para seus familiares? ...
  2. Use e abuse das palavrinhas mágicas. Obrigado, por favor, com licença… ...
  3. Valorize os momentos compartilhados. ...
  4. Esteja sempre pronto para ajudar. ...
  5. Seja gentil. ...
  6. Escute. ...
  7. Expresse seu amor.

O que é Gratidão:
Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também.

A gratidão ativa o sistema de recompensas do cérebro de um modo saudável. Dessa forma, mudamos o jeito como vemos o mundo e a nós mesmos. Passamos a ter uma visão mais positiva e racional dos acontecimentos uma vez que perdemos o hábito de tirar conclusões negativas o tempo todo.

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

Sua primeira atitude de gratidão foi tentar se tornar um seguidor de Jesus, mas Cristo lhe disse que deveria anunciar aos seus, o que Deus fez por ele. Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele.

Afinal, o que é a gratidão? “Consiste em uma experiência de agradecimento, que envolve notar e valorizar as coisas positivas na vida” (Rashid & Seligman, 2019). Emmons, o grande estudioso do tema fala que a gratidão é uma atitude de reverência diante de algo que nos foi dado.

Vale destacar aqui que esse sentimento tem uma poderosa aliada: a gentileza. Quando a gratidão está ligada a ela, nós nos tornamos mais humanos e conseguimos nos conectar melhor uns aos outros. Essa foi uma das principais conclusões de um importante estudo sobre o tema.

Como podemos tornar-nos mais gratos?

  1. Escreva cartas de agradecimento. Experimente escrever cartas de agradecimento a quem o faz sentir bem ou teve um impacto positivo na sua vida. ...
  2. Mantenha um diário de gratidão. ...
  3. Subtraia mentalmente eventos positivos. ...
  4. Treine a atenção plena ou mindfulness.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

A gratidão proposicional se refere a uma situação em que o indivíduo A é grato porque Y ocorreu. Por exemplo: sou grato porque choveu após um longo período de seca. Neste caso não existe um outro agente e o que aconteceu é algo que não depende de nenhuma relação, por isso é considerada uma díade.

Infelizmente, muitos acham o ato de agradecer humilhante. Pelo contrário, a gratidão é um gesto nobre, uma virtude enriquecida de valor espiritual, ético, moral e, portanto, social. Não agradecer é uma atitude grosseira, antipática, arrogante, prepotente e egoísta.

Mateus 16:19.) O reconhecimento e a gratidão pelas bênçãos recebidas têm sido uma mensagem enfatizada não somente pelos apóstolos e profetas dos dias antigos, mas também no tempo presente, por estes profetas que estão conosco aqui no tabernáculo hoje.

O evangelho de hoje, de Lucas 17,11-19, fala da gratidão. Será que agradecemos quando uma pessoa para na estrada para nos ajudar quando nosso carro estraga? Nós ficamos com aquela sensação: o cara nunca me viu, também sabia que nunca voltaríamos a nos encontrar para que eu agradecesse o favor.