O que diz o salmo 136 1?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

1 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!

No Salmo 136, ele conduz o coro de adoradores nas suas ações de graças pela misericórdia de Deus. Quando comparamos os dois hinos, observamos que os motivos citados para adorar e agradecer são os mesmos: as obras de Deus na natureza e na história do povo de Israel.

Spurgeon: Salmo 136. Não sabemos por quem este salmo foi escrito, mas sabemos que foi cantado no templo de Salomão (2Cr 7.2, 6), e pelos exércitos de Josafá quando eles celebraram a vitória no deserto de Tecoa (2Cr 20.22). Por sua forma marcante podemos concluir que era um hino popular entre o antigo povo de Deus.

Salmo 75. "A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente. A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas (Selá).

Salmos 100:5 ARA
Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.

O salmista Davi clamou: “Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados” (Salmos 6:2). Se por um lado o pecador humilde e arrependido que confessa o seu pecado recebe o perdão de Deus, o orgulhoso se fecha para a misericórdia divina.

1 Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu. 2 Senhor, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua aenganadora. 3 Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? 4 Flechas agudas do valente, com brasas vivas de zimbro.

1 aLouvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. 2 Louvai ao Deus dos deuses, porque a sua benignidade dura para sempre. 3 Louvai ao Senhor dos senhores, porque a sua benignidade dura para sempre. 4 Aquele que só faz maravilhas, porque a sua benignidade dura para sempre.

Salmos 136 - NTLH - Aplicativo da Bíblia. Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Deem graças ao mais poderoso de todos os deuses; o seu amor dura para sempre. Deem graças ao mais poderoso de todos os senhores; o seu amor dura para sempre.

O salmista fala de pessoas hipócritas, insinceras, que não conservam nada de verdadeiro em seus corações. Na verdade o salmista explica que essas pessoas possuem um “coração fingido” (Salmo 12:2). Essa expressão traduz uma colocação hebraica que transmite a ideia de “coração duplo”.

Salmo 149 - Fortificar o elo da fé
Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu rei. Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.

Oração de gratidão a Deus
Obrigado, Pai, por Teu perdão e por dar-me uma vida plena e abundante. Senhor, a Ti, que és o Criador de tudo o que sou e do que possuo, dedico a minha vida, clamando para que eu veja e faça sempre a Tua vontade, e que minhas obras honrem e glorifiquem o Teu Nome.

Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo.

"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.”. Mateus 12: 7.