Como lidar com a idolatria?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Vá diante de Deus e, em oração, nomeie o seus ídolos diante de Deus. O segundo passo é arrependa-se! Quando se trata da idolatria, nós não somos inocentes! Mesmo que os ídolos sejam cruéis, nosso inimigo é o nosso próprio coração.

Hoje, com uma carga majoritariamente positiva, a palavra tem como significado “admiração excessiva” ou “culto que se presta a ídolos”.

Mas há consequências para a idolatria e, quem a pratica, está se afastando do Senhor, pois não há como misturá-lo com outros deuses. O apóstolo Pedro nos lembra (em 1 Pedro 2), que somos povo de propriedade exclusiva de Deus, pois foi para isso que o Senhor nos criou, para sermos apenas dEle.

A idolatria consiste em qualquer realidade divinizada pelo homem. Ela constitui-se ao substituir o divino por algo que a represente. Enfim, a idolatria esconde e legitima a opressão, especialmente, dos mais pobres, causando assimetrias e exclusão social.

Isaías 44:9-20 NTLH. Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados. É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um deus.

A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" — neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente. Como também a busca por favores de pessoas que já faleceram.

Idolatrar uma pessoa pode levar a um fascínio incontrolável, a uma obsessão em relação aos seus maneirismos e atitudes, levando-nos a ter atitudes que não aceitaríamos noutras pessoas.

A primeira armadilha da idolatria (e sua própria causa) aparece nos versículos 1- 4. Moisés havia subido ao monte Sinai para receber os mandamentos de Deus a serem transmitidos ao povo de Israel (24.12,18). Ali, permaneceu na presença de Deus por 40 dias (24.18).

seguinte forma: “a essência do que era chamado 'idolatria' pelos antigos profetas não está em o homem adorar muitos deuses em vez de um único. Está em os ídolos serem a obra das mãos do próprio homem – eles são coisas e, no entanto, o homem curva-se ante a elas e as reverencia; adora aquilo que ele mesmo criou.

Busque a companhia do Espírito Santo, para ajudar a controlar seus pensamentos. Decore um hino da Igreja ou uma escritura, usando-a para afastar os maus pensamentos. Leia as revistas da Igreja e outros materiais inspiradores. Leia diariamente as escrituras.

Adoração a ídolo. Junção de ídolo, mais latria - adoração. Exemplo de uso da palavra Idolatria: Deixar de adorar o verdadeiro Deus, para adorar ídolos; feito de barro, pau, pedra, ferro, cobre, prata, ouro, enfim!

A conceituação, porém, é a mesma em qualquer lugar do mundo: culto prestado a ídolos, adoração, amor exagerado. Fanatismo, por sua vez, deriva do latim fanaticus e quer dizer: paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma religião, doutrina, partido, etc.

Isso teria feito com que, ao longo do tempo, as imagens e esculturas de santos fossem concebidas como pessoas vivas, que falam aos homens, se movem, sangram, choram, curam milagrosamente as doenças que os devotos lhes imploraram.

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.

as imagens não só recordam ao povo os benefícios e dons concedidos por Cristo, mas também expõem aos olhos dos fiéis saudáveis exemplos dos santos e dos milagres que Deus realiza com o fim de que a Ele dêem graças e regrem sua vida e costumes pelo exemplo dos mesmos santos e assim se voltem para adorar e amar a Deus, ...