Qual a diferença entre os haters e os trolls?

Perguntado por: haraujo3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Aqueles que sistematicamente postam comentários atacando ideias ou pessoas são os haters. Eles têm opiniões fortes, não aceitam argumentos contrários e, normalmente, não agem sozinhos, mas fazem intimidações em grupo. Já os trolls são aqueles que entram em discussões para causar e irritar.

Haters são pessoas que ofendem e/ou praticam cyberbullying, por meio de comentários, mensagens online e demais canais digitais.

Hater ou, em português, odiador é um termo usado na internet para classificar pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério. Difere-se de um trol, que tem um comportamento diferente.

Um Hater, segundo o dicionário americano de gírias urbanas (Urban Dictionary) é uma pessoa que simplesmente não consegue ficar feliz com o sucesso de outra pessoa. Ao invés disso, expõe as falhas da pessoa ou empresa.

Haters” é uma palavra de origem inglesa que significa “os que odeiam”, ou, em uma tradução literal, “odiadores” ou “aborrecedores”. O termo é utilizado na internet para designar praticantes de “cyberbullying”, pessoas que utilizam as redes sociais como principal ferramenta para a prática de violência virtual.

O hater, no caso, não tem um propósito definido com a sua mensagem de ódio - exceto, é claro, o de expressar sentimentos de negatividade em relação a uma pessoa ou situação. Geralmente, ele sequer justifica o desconforto que transmite, já que o único objetivo é expressar que ele não está de acordo com o outro.

Alguns tipos de Haters

  • #1. Críticos de construções que não constroem nada. Exemplo: o cara que não tem negócio, mas que está sempre apontando os erros de quem tem. ...
  • #2. Críticos de conteúdo que não produzem conteúdo. ...
  • #3. Odiadores de ideias. ...
  • #4. Anti-gurus.

Haters é uma palavra de origem inglesa e significa “os que odeiam” ou “odiadores”. Na internet, usamos essa palavra para classificar aqueles clientes ou pessoas que vão até uma página para criticar, xingar.

Haters gonna hate
Desde então, segundo Fernanda, hater virou uma gíria para expressar uma pessoa odiosa, ou irritante mesmo, que geralmente se protege pelo anonimato e gosta de 'atacar' com palavras, busca expor seu “alvo” publicamente, o desvaloriza.

O verbo odiar em inglês é “to hate”, enquanto “hater” é aquela pessoa que pratica o ódio na internet, com ofensas e xingamentos.