O que é maturidade de acordo com a psicologia?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O dicionário Michaelis define maturidade emocional como o “desenvolvimento pleno da inteligência e dos processos emocionais; estado em que um indivíduo goza de plena e estável diferenciação e integração somática, psíquica e mental”.

Sob a perspectiva gramatical da palavra, a maturidade vem de“estar maduro”, que significa estar pronto e apto para desfrutar de algo, ou lidar com alguma situação dominando-acom maestria.

Como explicamos, a maturidade é um termo amplo, ambíguo e que tem suas classificações designadas entre física, emocional, social, espiritual e financeira. Isso não quer dizer que ao envelhecer as pessoas dominam todas essas esferas da vida.

Amadurecer é um processo de crescimento. Madura é uma pessoa que cumpre as tarefas próprias de uma pessoa adulta. Como a maturidade é uma meta muito difícil de alcançar, no itinerário educacional se estabelece como objetivo, não a maturidade, mas o amadurecimento.

7 dicas para alcançar a maturidade emocional no seu dia a dia

  1. Desenvolva o autoconhecimento. iStock. ...
  2. Reconheça e aceite suas emoções. ...
  3. Aprenda a lidar com as frustrações. ...
  4. Aceite as diferenças. ...
  5. Faça um diário de suas emoções. ...
  6. Pratique o diálogo. ...
  7. Seja mais flexível com você mesma.

As pessoas maduras têm maior domínio de suas emoções, lidam melhor com a preguiça, são mais disciplinadas e determinadas em seus objetivos. Elas administram melhor o ciúme, a inveja, e os anseios amorosos.

Uma frase dita por Freud é: um sinal de maturidade é quando conseguimos trocar a raiva por tristeza.

Enquanto é a natureza que define a época do fruto ficar maduro, no âmbito humano é o próprio ser que é o escultor de sua vida. Ele pode ser um indivíduo auto-consciente (o melhor sinônimo de maturidade) aos 25, 30 ou 40 anos, sem ter que esperar chegar aos 70 ou 80 anos de idade.

O itinerário e a maturidade cristã são etapas próprias da virtude da prudência que é fruto da maturidade psíquica, afetiva, física e espiritual. Uma pessoa madura na fé, que constitui maturidade na vida cristã, consegue integrar, consegue trabalhar a sua vida psíquica, afetiva, emocional, social, e espiritual.

Maturidade é na sua essência você saber o que quer e como alcançar o seu objetivo, sem prejudicar as pessoas e de forma ética e moral.

A imaturidade é a falta de maturidade emocional, ou seja, a incapacidade de lidar de forma equilibrada e saudável com as próprias emoções e as dos outros.

A maturidade emocional nos ajuda a entender melhor nossos próprios sentimentos e os dos demais. As pessoas emocionalmente maduras se esforçam para escrever e pensar sobre as suas opiniões ou sobre como se sentem. E, ao nos amarmos mais e aceitarmos nossos erros e o dos outros, passaremos a nos queixar menos!

A pessoa emocionalmente imatura não reage bem quando a vida não sai da maneira como ela acha que deve. Se um resultado estiver aquém de sua expectativa, ela faz birra, grita, xinga ou faz uma cena de outra forma. Além disso, ela pode tornar-se combativa ou beligerante.

Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.