O que é maturidade na filosofia?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Maturidade Ética diz respeito ao ponto em que uma pessoa pode entender valores e agir de acordo com estes. Identidade Moral define uma pessoa que sabe quem ele ou ela é e que age de acordo com esta consciência.

1 Estado ou condição de ter atingido uma forma adulta ou amadurecida; madureza, maturescência. 2 Psicol Desenvolvimento pleno da inteligência e dos processos emocionais; estado em que um indivíduo goza de plena e estável diferenciação e integração somática, psíquica e mental.

Como explicamos, a maturidade é um termo amplo, ambíguo e que tem suas classificações designadas entre física, emocional, social, espiritual e financeira. Isso não quer dizer que ao envelhecer as pessoas dominam todas essas esferas da vida.

Assumir a responsabilidade
Pessoas com maturidade estão cientes de seu privilégio no mundo e tentarão tomar medidas para mudar seu comportamento. Isso significa que você não culpa os outros (ou a si mesmo) quando algo dá errado. Em vez de reclamar de suas circunstâncias, você se torna orientado para a ação.

Para ter mais maturidade é fundamental que aprenda a gerenciar os seus pensamentos, emoções e comportamento. Saiba identificar o que sente e pensa antes de agir, para que evite fazer coisas das quais venha a se arrepender no futuro.

2 discernimento, cordura, circunspeção, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, reflexão, responsabilidade, sensatez, senso, siso, tino. Estado de excelência e plenitude: 3 correção, excelência, perfeição, plenitude, primazia, primor, quilate.

Uma frase dita por Freud é: um sinal de maturidade é quando conseguimos trocar a raiva por tristeza.

O dicionário Michaelis define maturidade emocional como o “desenvolvimento pleno da inteligência e dos processos emocionais; estado em que um indivíduo goza de plena e estável diferenciação e integração somática, psíquica e mental”.

O itinerário e a maturidade cristã são etapas próprias da virtude da prudência que é fruto da maturidade psíquica, afetiva, física e espiritual. Uma pessoa madura na fé, que constitui maturidade na vida cristã, consegue integrar, consegue trabalhar a sua vida psíquica, afetiva, emocional, social, e espiritual.

De acordo com uma pesquisa feita com ingleses, o momento em que as pessoas realmente se tornam adultas sob o ponto de vista do comportamento gira em torno dos 30 e 40 anos de idade. Para homens, a idade madura começa aos 43 anos, enquanto, para mulheres, a faixa é dos 32.

A maturidade acontece, quando tomamos posse do que nós somos, para aí então poder nos dividir com os outros. Isso faz parte do processo de maturidade. Não nascemos amando, pelo contrário, queremos ter a posse dos outros. Essa é a forma de amar da criança, pois ela não consegue pensar de maneira diferente.

Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.

Assim, maturidade profissional é quando o profissional, independentemente da sua idade e do tempo de atuação, já participou de projetos, experienciou diversas situações, venceu desafios e gerou resultados que o ajudaram a desenvolver e aprimorar habilidades que o tornaram apto para enfrentar o dinamismo do atual ...

A sabedoria, talvez através do tempo (idade) e estudos possa ser adquirida, porém a Maturidade só se é possível ser alcançada quando utilizamos a nossa sabedoria e somamos a ela as nossas experiências de vida e daí é que surge ou de desenvolve a Maturidade.