Porque leite é bom para azia?

Perguntado por: agouveia8 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Você pode até achar que um copo de leite gelado alivia, mas a bebida é rica em cálcio, mineral que estimula a produção de ácido gástrico pelo estômago.

Ao contrário do que se pensa, tomar leite pode piorar a queimação estomacal. Segundo Adriane Antunes de Moraes, pesquisadora da Unicamp, o consumo do leite leva a um efeito rebote: a acidez gástrica diminui e depois eleva, intensificando a azia.

Água com limão. Beber água com limão se tornou um hábito de muita gente. A bebida oferece diversos benefícios, entre eles a redução da sensação de queimação. É um dos remédios para azia mais simples e fáceis de fazer.

Frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi e tomate, aumentam a acidez do estômago. Esses alimentos podem irritar o esôfago durante sua passagem, aumentando a sensação de queimação.

Estes alimentos podem provocar azia

  1. Álcool. Nomeadamente vinho tinto ou cerveja, especialmente se tiver comido uma refeição volumosa.
  2. Alimentos condimentados. Como pimenta preta, alho e cebola crua.
  3. Hortelã e chocolate. ...
  4. Citrinos. ...
  5. Café ...
  6. Tomate. ...
  7. Alimentos ricos em gordura. ...
  8. Bebidas com gás.

Quanto tempo dura a azia? A azia pode durar várias horas ou mais. Muitas pessoas sofrem noites inteiras sem dormir, porque estar deitado é uma posição que aumenta a dor de estômago ou o ardor provocado pela azia. A azia é um dos sintomas mais comuns da Doença do Refluxo Gastroesofágico ou DRGE.

Deitar de costas na cama na horizontal aumenta a probabilidade de ácido ou gás ácido subir pelo esôfago. Erguer um pouco a cabeceira da cama pode ajudar a combater isso2.

A azia é caracterizada pela queimação na região superior ou média do peito, mas pode ser evitada com atitudes simples

  1. Não exagere na comida. Apesar de parecer uma tarefa difícil com tantas opções gostosas, uma das principais causas da azia é o excesso de alimentos. ...
  2. Intercale a bebida com água. ...
  3. Evite se deitar após comer.

O stress e a ansiedade são duas das principais causas da azia e da indigestão e ambas têm um impacto real no seu sistema digestivo, por isso, é importante que mantenha os níveis de stress o mais baixos possíveis. Certifique-se que tem uma boa noite de sono e faça coisas que o deixem feliz.

Se a doença não for tratada, pode haver complicações como: esofagite (inflamação do esôfago), úlcera do esôfago e até sangramento; alteração das células da porção final do esôfago, o que causa a doença chamada esôfago de Barrett, que pode evoluir para um câncer de esôfago se não tratado; inflamação das cordas vocais, ...

Segundo a Dra. Nilma, azia é uma sensação de queimação na região do peito (retroesternal), enquanto a má digestão é uma sensação de peso na região epigástrica (vulgo boca do estômago) após a alimentação. “A azia é o retorno para o esôfago do conteúdo ácido do estômago.

O omeprazol também pode ser usado para tratar a doença de Zollinger-Ellison, que ocorre quando o estômago passa a produzir ácido em excesso. Também é utilizado para tratar dispepsia, desde que cause acidez, azia, arrotos ou indigestão.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

1 – Coma maçã: a maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.