Porque jejum de 12h para exame de sangue?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Os nutrientes e ingredientes presentes nos alimentos e bebidas em geral são absorvidos e chegam ao nosso sangue, podendo interferir com os resultados de alguns poucos exames laboratoriais (dosagem de glicose, por exemplo). O jejum melhora a exatidão e torna o exame laboratorial mais preciso.

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.

Importante: Para exames de glicose, colesterol total, frações (HDL e LDL) e triglicerídeos, quando solicitados na mesma requisição o jejum deve ser de 12 horas e não ultrapassar 14h. Quando for realizar algum exame laboratorial, sempre siga todas as orientações médicas e dos profissionais do laboratório.

O consumo de água não interfere nos resultados da coleta de sangue, em exames que requerem jejum. Já o exame de urina não exige jejum, mas o excesso de água pode alterar as taxas hormonais, devido à diluição da amostra. Entretanto, se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

A ingestão de álcool e o hábito de fumar cigarros podem causar variações nos resultados devido aos seus efeitos in vivo e in vitro. Mesmo quem não faz o uso das substâncias com regularidade pode apresentar alterações significativas na glicose, no ácido lático e nos triglicérides.

O tempo de jejum ideal
O período que, segundo os estudos mais recentes, uma pessoa leva para metabolizar os alimentos ingeridos é de três horas. Consequentemente, esse virou o tempo de jejum pedido para a maioria dos exames. Mesmo assim, como citado, existem aqueles que não possuem recomendações.

Sim, você pode escovar os dentes durante o jejum. No entanto, evite engolir a pasta de dentes, pois isso pode interferir nos resultados dos exames. O jejum é necessário para exames de urina? Geralmente, o jejum não é necessário para exames de urina, mas siga as orientações médicas específicas para cada exame.

O que quebra o jejum para exame de sangue? Qualquer alimento, com exceção da água, que seja ingerido durante o jejum irá interferir no resultado dos exames de sangue. Isso acontece porque os alimentos modificam algumas dosagens bioquímicas do nosso corpo.

- É contraindicado fazer uso de medicamento de rotina antes de fazer os exames. O tratamento não deve ser interrompido, o profissional deve solicitar ao paciente que tome o medicamento após a coleta. - Bebidas alcoólicas devem ser suspensas até 72 horas antes do exame.

O que pode alterar o exame de glicemia de jejum? A dosagem da glicemia de jejum pode sofrer interferência se houver consumo de alimentos ou bebidas açucaradas antes da realização do exame, jejum prolongado, medicamentos, atividade física, estresse e medo da coleta.

O jejum de oito horas permite medir os níveis de certas substâncias sem ocasionar interferências por conta da ingestão de alimentos. A glicose e os lipídeos são alguns dos parâmetros que podem sofrer variações depois de comer.

Orientações necessárias
Deve manter a dieta habitual nos cinco dias que antecedem a realização deste exame, mas sem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 72 horas. - Caso solicitado em jejum, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.

O preparo para realizar o exame de glicemia em jejum, é não ingerir nenhum alimento ou bebida de 8 a 12 horas, exceto água.

Sim, uma vez que beber água durante o jejum para um exame de sangue não interfere nos resultados. No entanto, lembre-se que apenas a ingestão de água é permitida. Outras bebidas como sucos, café ou chá, devem ser evitadas.

- Manter dieta habitual, sem restrição de carboidrato (massas, açúcar e doces) nas 72 horas que antecedem o exame. - Não fazer uso de laxante na véspera do exame.