Porque eu treino e não cresce?

Perguntado por: umata . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Ganhar massa muscular não é nada do outro mundo, mas depende de muita dedicação. Se você treina apenas quando “dá na telha”, não obterá resultados consistentes. É preciso ter um cronograma de treino e segui-lo. Sem desculpas para faltar ao treino.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

Para ganhar massa muscular, você deve manter o balanço calórico positivo, ou seja, tem que consumir mais calorias do que gasta ao longo do dia. Se você consumir menos calorias que gasta, nunca vai conseguir hipertrofia muscular. O cálculo de gasto calórico deve considerar a taxa metabólica basal (TMB).

A alimentação e os treinos andam lado a lado no processo de ganho de massa muscular. Assim, para você não sofrer mais ao pensar “treino e não vejo resultado”, é primordial que haja um consumo adequado de calorias e dos nutrientes necessários para alcançar o objetivo final.

Os exercícios físicos não só não atrapalham, como são benéficos para o desenvolvimento do jovem.

Além de pegar pesado na musculação e ingerir proteínas e nutrientes suficientes, é preciso priorizar as horas de sono e os dias de descanso. Afinal, a hipertrofia ocorre nesse momento, enquanto o músculo trabalhado se recupera. Vale lembrar que o ganho de massa muscular é algo construído gradualmente.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Essas rupturas serão fundamentais para o fortalecimento muscular, por mais que sua formação ocorra com dor. Aqueles que buscam a hipertrofia, ou seja, o aumento do volume dos músculos, irão sentir mais essa dor muscular após a atividade física.

Um deles, comum em quem está treinando errado, é realizar exercícios muito parecidos e correr sempre no mesmo ritmo. Outros pontos que prejudicam o desempenho são descanso insuficiente e o excesso (ou falta) de volume de treinamento.

O tempo para ver os resultados na academia sempre varia de acordo com a intensidade na qual o treino é executado pelo seu aluno. No geral, quando malhamos com afinco, é normal que os resultados apareçam em um período de médio a longo prazo, depois de 4 meses de treino.

7 dicas para melhorar o resultado do treino

  1. Tenha um treino para chamar de seu. ...
  2. Respeite a sua rotina de treinos. ...
  3. Só aumente a carga quando estiver pronto. ...
  4. Faça exercícios aeróbicos. ...
  5. Valorize o descanso. ...
  6. Alimente-se bem e melhore o resultado do treino. ...
  7. Beba água.