Porque cozinhar em banho-maria?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

A técnica é usada para aquecer ou cozinhar alimentos sem queimá-los e evita alteração de sabor. Aquecer ou cozinhar um alimento sem queimá-lo faz parte de uma técnica milenar, conhecida por muitos: o banho-maria.

Deste modo o banho-maria permite derreter, cozinhar ou esquentar os ingredientes de forma lenta e uniforme. Talvez você nunca tenha reparado nisso mas o banho-maria é muito observado, por exemplo, em cantinas escolares e restaurantes take-away para manter a comida quente até ao momento de ser servida ou vendida.

Caso você não tenha um jogo de panelas para banho-maria, você pode substituir por uma panela e uma tigela em inox ou vidro. O importante é que a tigela e a panela encaixem perfeitamente para que não haja escape de vapor.

O banho-maria é um método de cozimento realizado de forma indireta de calor e que aquece de maneira lenta e uniforme.

Passo a passo

  1. Leve ao fogo uma panela com água suficiente para cobrir todos seus saquinhos.
  2. Quando começar a ferver coloque a embalagem na água. Sem rasgar!!!
  3. Espere ± 8 min e tire o saquinho da água (sem se queimar, hein?!).
  4. Agora é só abrir, servir e aproveitar seu prato!

Arnau de Vilanova

Sobre o termo “banho-maria” propriamente dito, ele foi introduzido por um médico, astrólogo e alquimista chamado Arnau de Vilanova durante o século 14.

Pegue uma panela de maneira que cubra metade do pote com a carne e coloque em banho maria, sempre verificando para não deixar a água secar, pois pode explodir o pote de vidro. Depois de uma hora e meia, você já verá um pouco de caldo. Deixe mais 30 minutos e desligue.

Quando você for fazer banho-maria, pode começar escolhendo os recipientes adequados. Isso vale para qualquer técnica que você for usar. Todavia, sempre opte por recipientes bastante resistentes à temperatura elevada, como vidro e cerâmica, por exemplo.

Segundo Camilla de Barros Borges, o banho ideal é o banho morno, com temperatura entre 29°C e 38°C, pois se assemelha a nossa temperatura corporal. Acima de 38°C, já é considerado um banho quente, que pode ser benéfico em algumas situações, como para o alívio de dores musculares e articulares.

A Forma Banho Maria 3 em 1 em alumínio de alta resistência Ramos possui a espessura ideal e, como resultado, proporciona um cozimento rápido e uniforme.

Banho Maria
Coloque o produto fechado em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Depois de ferver, aguarde cerca de 8 minutos e pronto!