Porque chimarrão não substitui água?

Perguntado por: rgoulart5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

“Todas as plantas possuem fitoquímicos, que são ativos que agem no nosso organismo. Por isso, devem ser utilizados de forma moderada. Eles não podem substituir a água, que é uma necessidade básica do nosso corpo, porque possuem fins diversos”, explica.

Importante: ele não substitui a água, inclusive, quem costuma tomar chimarrão, deve aumentar seu consumo de água, por ele ser diurético e promover perda de eletrólitos.

Sem contar que como ele é uma bebida diurética, a erva-mate vai fazer com que o nosso corpo atue de maneira a eliminar todos os líquidos presentes. Como resultado, a tendência é que a pessoa sofra com a desidratação. Sendo assim, o tereré não pode substituir a água.

O chimarrão contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seu alto índice de antioxidantes previnem doenças cardíacas. Apesar de todos os benefícios da erva mate, pessoas com anemia podem ter seu problema agravado pois o chimarrão pode diminuir a absorção de ferro.

Uma delas é a capacidade digestiva, já que a erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal. Além disso, o chimarrão e o tererê contam em sua composição com alcaloides como a cafeína, que mantêm a disposição em dia e combatem a fadiga e o cansaço, tanto físico quanto mental.

Tomar chimarrão é o bastante para hidratar o corpo? O chimas trabalha como eliminador dos líquidos, então não hidrata o corpo. Deve-se manter o hábito de beber água, principalmente para evitar a desidratação.

Água fresca (14 a 16ºC) facilita a ingestão, o que nos ajuda a consumir mais e, portanto, nos hidratar melhor. A hidratação depende do volume de líquido e a ingestão é determinada pela temperatura. Quanto à questão de se a água com gás ou a água sem gás são mais hidratantes, as pesquisas apontam que é a mesma coisa.

Para quem não tem o costume de beber água, uma boa notícia: estudos científicos recentes na área de hidratação constataram que diversas bebidas possuem poder de hidratação similar ao da água, incluindo sucos, isotônicos, leite e refrigerantes.

A recomendação da quantidade de Tereré que você deve tomar por dia é de 1 L até 1,5 L.

O chimarrão é preparado a partir da infusão em água quente da erva mate. Enquanto isso, o tereré é feito em água gelada, pode se acrescentar limão espremido e até mesmo outras ervas como menta, hortelã, frutas picadas e outros para realçar ainda mais seus sabor!

O consumo de erva-mate pode trazer benefícios para a saúde devido aos seus compostos Xantinas, Saponinas, Polifenóis, e etc. O seu consumo auxilia na diminuição do colesterol, na diminuição da gordura abdominal e possui propriedades anti-inflamatória e diurética.

A erva-mate contém açúcares que interrompem o jejum, e também alcalóides que costumam alterar os resultados, portanto, recomenda-se evitá-la.