Como deixar o chimarrão menos amargo?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Composto com Menta. Para aqueles que também não gostam de um chimarrão muito quente, o Composto de Menta é uma ótima opção para seguir aproveitando a bebida . Em sua composição é encontrado uma mistura de folhas de erva mate e hortelã que garantem um sabor refrescante e suave ao seu chimarrão.

4 Água: a água ideal para o preparo de um amargo de respeito deve ser filtrada ou mineral. Sua temperatura deve estar em torno de 70 graus, é justamente quando a chaleira começa a chiar. Nunca deixe a água ferver, pois isso queimará a erva e deixará seu mate com gosto amargo.

Sete maneiras de preparar o chimarrão

  1. Coloque uma colher de erva-mate no fundo da cuia, para dar sabor.
  2. Adicione água quente (a aproximadamente 70ºC) até o pescoço da cuia.
  3. Coloque a bomba dentro da cuia e posicione.
  4. Cubra a cuia com 2/3 de erva-mate.
  5. Espere 5 minutos antes de beber para dar tempo de a erva inchar.

(nunca se usa água muito quente para começar, pois ela queima a Erva, ocasionando um gosto muito amargo e logo logo deixa o mate lavado.

Coloque mais ou menos meio de litro de água para ferver na chaleira. Quando levantar fervura solte o vapor dentro dela. Você pode utilizar o bico da chaleira para fazer isso, segurando-a na mão. Em pouco tempo, a cuia estará higienizada.

O sabor fica incrível e, para essa mistura, basta fazer um chá de limão e ainda pode dar aquele gostinho a mais com gengibre. Super refrescante! Menta e canela também ficam ótimas para saborizar a água do tereré.

Jamais peça para adicionar açúcar ao mate
A característica mais marcante do chimarrão é o seu sabor forte e amargo, particularidade que originou um dos apelidos mais populares da bebida: amarguinho. Portanto, nunca cometa a gafe de pedir açúcar, tenha em mente que o chimarrão deve ser apreciado da maneira que ele é.

Camomila, erva-doce e casca de laranja
É possível tornar o seu chimarrão mais doce, agradando aqueles que tem uma resistência ao amargor da erva.

A quantidade recomendada é de até 1 litro por dia. Em excesso e em temperatura muito alta (acima de 70°C) pode ser causa de câncer de esôfago e estômago.

Não contamine a cuia
Reaproveitar a Erva Mate para vários mates durante o dia ou eliminar a que já foi usada para um melhor aproveitamento da mesma é uma questão de gosto, ficando a critério do mateador. Uma coisa é fundamental: ao fim do dia elimine toda a erva da cuia, independente de seca ou molhada.