Quantas vezes posso usar a mesma erva-mate?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

O ideal é utilizar uma erva nova a cada vez que for tomar o tereré, assim se pode evitar que guampa e bomba fiquem com sabor de azedo gerado pela erva armazenada. Caso uma erva azeda contamine a guampa, ambas devem ser trocadas para garantir o sabor dos próximos tererés.

Por conta da cafeína, não é indicado tomar chimarrão no fim do dia, para que não atrapalhe o sono - assim como o café. A bebida pode ser tomada como pré-treino e, no máximo, 6 cuias por dia, explica a nutróloga. "O excesso da erva-mate pode causar queda da taxa de glicose.

Não contamine a cuia
Reaproveitar a Erva Mate para vários mates durante o dia ou eliminar a que já foi usada para um melhor aproveitamento da mesma é uma questão de gosto, ficando a critério do mateador. Uma coisa é fundamental: ao fim do dia elimine toda a erva da cuia, independente de seca ou molhada.

Ainda existem poucos estudos na área e Marcia acredita que isso contribui para que as pessoas continuem a fazer o descarte de maneira incorreta. Ela informa que a melhor maneira de fazer o descarte é por meio de compostagem, para depois servir como adubo.

Após a primeira utilização da erva mate, você pode fazer novas utilizações. Em outras palavras, é possível usar a erva após ser “lavada” (uso ao longo do dia com novas águas ferventes).

Só que ao contrário de outros alimentos que jamais devem ser consumidos vencidos, uma cuia de chimarrão preparada com a erva mate que venceu há dois dias, por exemplo, não apresenta nenhum risco para a saúde.

90 dias

Especialista dá dicas de como manter o produto na embalagem fechada e após aberto. O pacote fechado de erva-mate deve ser acondicionado em geladeira ou freezer. Também pode ser guardado no armário. Após aberto, o indicado é ficar na geladeira, o que pode ampliar sua validade para até 90 dias.

Cada erva possui características específicas, por isso, não é possível estabelecer um período de validade para os chás. Depois de feita, nenhuma bebida deve ser consumida após 12 horas. E, neste período, deve ficar armazenada em recipiente de vidro e com tampa.

Para extrair todo o aroma e sabor você pode reinfusionar o chá, ou seja, reutilizar a erva. Depois de preparar uma infusão de chás de folhas soltas, você não precisa jogá-las fora. Pelo contrário, chás de qualidade, em geral, não soltam toda sua essência na primeira infusão.

Por outro lado, é possível identificar se a erva mate vencida perdeu sua qualidade. Alguns fatores ajudam nessa avaliação, são eles: Mudança na coloração (menos verde) A granulometria também se altera, a erva fica mais esfarelada.

A linha Export e as ervas embaladas à vácuo possuem validade de 23 meses. As demais ervas possuem validade de 3 meses. Os tererés possuem validade de 23 meses. Após isso a erva-mate começa a perder características como cor e sabor, porém se bem conservada pode durar mais.

Guardar a sua erva-mate num local gelado, escuro e seco é essencial para mantê-la sempre fresca. Por isso, muitos gostam de armazená-la em potes, após aberta, e colocá-la diretamente na geladeira.

O ideal é utilizar uma erva nova a cada vez que for tomar o tereré, assim se pode evitar que guampa e bomba fiquem com sabor de azedo gerado pela erva armazenada.

Mas o consumo possui também alguns cuidados:
A quantidade recomendada é de até 1 litro por dia.

tá então por exemplo a gente que gosta mais chimarrão depois do almoço. o ideal e a série a gente tomar esse chimarrão meia. hora depois do almoço tá no mínimo meia hora para não tá perdendo esses nutrientes.

O chimarrão, por ser consumido quente, tem propriedades diuréticas que beneficiam principalmente quem sofre com retenção de líquidos. A erva-mate contém sais minerais como ferro, fósforo, potássio manganês, além de antioxidantes que retardam o envelhecimento e propriedades que auxiliam na regeneração celular.