Porque chama biscoito de bolacha?

Perguntado por: amoreira5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Há regiões em que o termo mais popular é biscoito, e a justifica é porque está escrito no pacote. Em outras, o alimento é chamado de bolacha. Há quem diga que os dois têm o mesmo significado, por isso tanto faz o nome. Também existem pessoas que defendem que há diferenças no modo de preparo de cada um.

No geral, a indústria alimentícia costuma usar mais o termo biscoito na embalagem. Além disso, o termo é mais utilizado na maior parte das regiões do Brasil, incluindo Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, o termo bolacha é amplamente utilizado no estado de São Paulo e na região sul do Brasil.

Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte usam o biscoito. Já Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins falam a palavra 'bolacha'.

Ambos são corretos, mas “biscoito” entrou primeiro na língua portuguesa, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor.

Em português de Portugal, a palavra bolo denominava uma alimento achatado carregado por marinheiros. Com o passar do tempo, bolo virou bolacha.

Segundo historiadores, os gregos juntaram mel (uma vez que o açúcar ainda não era conhecido), leite e canela à receita do pão egípcio, criando assim biscoitos deliciosos. Na época, o especialista em fabricar biscoitos era em geral um escravo, e a receita era passada de geração em geração entre eles.

Para horror de muitos – principalmente dos paulistas – a palavra “biscoito” entrou na língua portuguesa antes do termo “bolacha”. O registro mais antigo que se tem em português da palavra “biscoito”, data de 1317. Já o primeiro registro conhecido da palavra bolacha, foi encontrado em 1543.

Há regiões em que o termo mais popular é biscoito, e a justifica é porque está escrito no pacote. Em outras, o alimento é chamado de bolacha. Há quem diga que os dois têm o mesmo significado, por isso tanto faz o nome.

Essa, sem sombra de dúvida, é a maior questão entre paulistas e cariocas. Na Terra da Garoa, por exemplo, “bolacha” é o nome dado para qualquer tipo do produto, seja ele recheado ou salgado, enquanto “biscoito” seria só o de polvilho.

Apenas os estados brasileiros do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), além do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul buscam mais por 'bolacha'. Mais surpreendente ainda é a revelação que, na capital paulista, o termo 'biscoito' é mais pesquisado (57%) do que 'bolacha' (43%).