Porque berinjela dá afta?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Isso acontece porque alguns alérgenos alimentares são pouco resistentes ao calor e, por isso, são facilmente destruídos durante a cocção dos alimentos.

Você irá perceber que a água ficou tingida pela enzima natural da berinjela que dificulta a sua digestão e que, em algumas pessoas, causa sensação de coceira na língua.

Existem aqueles alimentos que frequentemente desenvolvem alergias: abacate, framboesa, melão, pêssego, abricó, acelga, alface, agrião, aipo, berinjela, couve, cebolinha, cenoura, pepino, pimentão, pinhão, amêndoas, arroz, batata doce, batata inglesa, castanha de caju, centeio, cevada, gergelim, milho, trigo, carne ...

Quais são os principais sintomas?

  • Dores Abdominais.
  • Gases.
  • Diarreia.
  • Enjoo e vomito.
  • Manchas vermelhas.
  • Coceira.
  • Tosse.
  • Dificuldade para emagrecer.

Os sintomas comuns são:

  1. Manchas/placas e vermelhidão na pele.
  2. Coceira.
  3. Dificuldade para engolir e respirar.
  4. Mal-estar.
  5. Inchaço.
  6. Convulsões.
  7. Formigamento.

Quando consumida em excesso, normalmente mais de 3 berinjelas por dia, esse legume pode causar efeitos colaterais como enxaqueca, diarreia, desconforto e dores abdominais.

Cutâneas: Urticárias, Angioedema, Dermatite atópica, Dermatite herpetiforme. Gastrintestinais: Hipersensibilidade gastrintestinal imediata, Síndrome da alergia oral, Esofagite, Gastrite, Gatroenterocolite eosinofílica alérgica, Enteropatia, Proctite, Enterocolite induzidas por proteína alimentar.

Não pode ser consumida crua
A berinjela crua contém quantidade significativa de solanina, uma substância que pode provocar graves distúrbios intestinais. Mas esse perigo desaparece rapidamente por meio do cozimento.

No caso de vegetais cozidos, recomenda-se que sejam resfriados e secos, e mantidos por três a cinco dias na geladeira, pois a presença de água pode acelerar sua degradação.

Ela precisa estar bem lisinha, brilhante e com a cor uniforme. Manchas, partes amassadas ou buracos são sinais de que elas não estão boas. Dica: pequenos furinhos nas berinjelas são sinônimo de bichos ou fungos. Por isso, tome bastante cuidado e olhe com atenção.

Os sintomas da má absorção são causados pela maior passagem de nutrientes não absorvidos pelo trato digestivo ou pelas deficiências nutricionais que resultam de uma absorção inadequada. Entre os sintomas mais comuns, estão variados tipos de diarreia, perda de peso e fezes volumosas e excepcionalmente fétidas.

A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água acontece principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal. Antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processo que inicia desde a mastigação.

“Existem três causas possíveis para a má absorção de gorduras: doenças do intestino delgado, como espru tropical, síndrome do intestino curto e ileíte; doenças do trato biliar ou hepático, como colestase e cirrose; e insuficiência pancreática exócrina, como pancreatite, câncer e fibrose cística”, alerta a profissional.

Corantes naturais
Podem ser de origem vegetal (exemplos: clorofila, beta caroteno – de alimentos como cenoura, abóbora, manga, mamão, beterraba), de origem animal (exemplos: cochonilha – um inseto) ou mineral (exemplos: hidroxido de ferro).

Segundo ela, os sintéticos derivados do carvão – como o tartrazina, azul brilhante e vermelho eritrosina –, são os que normalmente causam as reações alérgicas.