Porque água com gás melhora azia?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

"A água gasosa gera uma pequena dilatação no estômago, causando uma sensação de saciedade precoce, o que para alguns pode ajudar nos sintomas de dispepsias (azia) e dificuldade de digestão", explica a nutricionista Roberta Nogueira.

Beber água com gás pode fazer mal para o estômago? A água com Gás - possui um pH um pouco mais ácido (5 - 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás.

Os principais benefícios da água com gás
Nutrientes: rica em cálcio, potássio e magnésio; Emagrecimento: a água com gás traz a sensação de saciedade; Melhora o paladar: ao ingerir água com gás, as papilas gustativas ficam mais sensíveis ao sabor dos alimentos.

Para quem tem refluxo pode ser pior ainda, porque o gás acaba fermentando no estômago e prejudicando a digestão do alimento. Aliás, de acordo com ela, um dos maiores erros é tomar água com gás para ajudar na digestão. — O excesso de dióxido de carbono gera um estufamento, uma dilatação do estômago.

O consumo de água com gás pode ser feito por qualquer pessoa. Não há nenhuma contraindicação ou estudo que comprove que a água gaseificada faz mal à saúde, apenas, em alguns casos específicos, orientações sobre seu consumo devido à presença de gases.

Não faz mal, segundo Juliana Malafaia, nutricionista da Alice. “Ela é uma água normal e uma opção muito melhor para substituir bebidas açucaradas. E não tem contraindicações. Pessoas com problemas gástricos, especialmente gases ou arrotos em excesso, podem sentir uma leve piora do quadro, mas nada além disso”, explica.

Existem estudos que apontam para uma ligação terapêutica entre água com gás e os estados de ansiedade, tais como falta de ar, ataques de pânico e hiperventilação.

A água com gás e limão traz sim benefícios à saúde, por exemplo, é uma bebida que contém vitamina C e é antioxidante. Além disso, o limão é uma fruta detox que, juntamente com a água com gás, ajuda então na limpeza do organismo e auxilia na digestão.

Água em jejum de manhã aumenta em 25% o metabolismo. Isso auxilia a perda calórica e a redução de peso corporal. Quem tem azia, refluxo, gastrite e demais problemas associados, necessita ingerir água em quantidade suficiente em jejum.

Assim, durante o jejum metabólico, se o objetivo for apenas não elevar a insulina, o caldo de ossos é permitido (porém, ele quebra o jejum de calorias/fisiológico). Então, aproveite, em qualquer um dos estilos de jejum: beba água com gás à vontade!

Tomar 1 copo de água morna com o suco de 1 limão morno 20 minutos antes do café da manhã (de preferência, em jejum) ajuda no equilíbrio dos níveis de ácido presentes no estômago. Tomar água com limão em jejum equilibra os níveis de ácido presentes no estômago.

Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás. Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

“Beber água gaseificada ou qualquer bebida com gás pode criar uma pressão extra no estômago, aumentando as chances de que ele regurgite seu conteúdo para cima se você tem uma predisposição para esse problema”, explicou o gastroenterologista Anderson.

Água com gás não atrapalha a dieta
Ao contrário do refrigerante, rico em açúcar, sódio e calorias vazias, a água com gás não compromete a dieta e possui a mesma capacidade e potencial de hidratação que a água normal. Afinal, o gás presente na bebida não é responsável por ganho de peso.

Ou seja, até mesmo pessoas que já sofrem de gastrite podem tomar limão com água diariamente. Segundo a médica, o limão só é contraindicado para pessoas que apresentam algum tipo de alergia à fruta. “Se você tomar e se sentir mal, deve procurar um médico para saber se é alguma intolerância, mas isso é raro”, ressalta.