Porque a sarna coça tanto?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Por que a sarna coça tanto? São os convidados indesejados que preparam o serviço de limpeza em seu corpo. Os ácaros da sarna fêmea escavam sua pele, depositam ovos e também depositam fezes. Os ovos e fezes desencadeiam uma reação alérgica em sua pele, que é o que causa a coceira quase intolerável.

Por isso, adote algumas medidas para aliviar a coceira:

  1. Imergir a pele em água fria ou aplicar uma toalha molhada sobre áreas irritadas da pele pode minimizar a coceira.
  2. Aplicar loções e cremes vendidos em farmácia sem necessidade de prescrição médica para hidratar e aliviar a coceira já mostraram sua eficácia.

Com o uso de medicamentos adequados, a escabiose pode ser curada entre uma e duas semanas. A coceira pode persistir por alguns dias mesmo após a cura.

O ato de coçar pode levar bactérias para as lesões, resultando em infecção, o que piora o quadro. Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, feito visualmente em consulta com seu médico de família, que identificará lesões nos locais característicos desta doença.

As manifestações clínicas da escabiose são decorrentes da ação direta do ácaro, quando este se movimenta nos túneis, causando enorme desconforto e coceira, principalmente à noite, nos dedos e palma das mãos, punhos, auréolas (mamilos), coxas e genitais, mas podendo ser generalizado.

A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.

A coceira pode permanecer por mais alguns dias, após a cura. A calma é essencial para evitar o pânico e consequentemente, o uso excessivo de medicações que irritam a pele mantendo a coceira, gerando confusão.

O uso de álcool durante o tratamento deve ser evitado, pois pode trazer alguns prejuízos como cefaleia, vômitos, irritações gastrointestinais, entre outras.

Se não for tratada no início, pode se espalhar para o corpo todo, o que torna a recuperação mais difícil.

Recomendações para quem está com sarna
Troque de roupas diariamente porque o ácaro sobrevive horas, às vezes dias, fora do corpo; Lave as roupas de uso pessoal, de cama e de banho diariamente; Certifique-se de que todas as pessoas com quem convive proximamente estão recebendo tratamento simultâneo.