Porque a geleia fica puxa puxa?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.

Para saber se a geleia está no ponto, basta colocar uma pequena porção em um prato e esperar esfriar. Se a geleia estiver no ponto, quando você passar o dedo, ela vai estar grossinha e grudenta, então desligue o fogo e adicione novamente o suco de ½ limão.

Durante a cocção das frutas pode surgir na superfície uma ​espuma​, a qual deve ser retirada com o uso de uma escumadeira. Essa espuma contém pequenas quantidades de proteínas e compostos fenólicos das frutas e pode conferir sabor amargo a geleia.

A geléia está pronta quando escorrer em forma de flocos ou lâminas. Este é o método mais indicado para determinar o ponto final de cocção. A determinaçao é feita através do refratômetro, sendo que o teor de sólidos solúveis no ponto final deve estar ao redor de 68%.

Você sabe porque a geleia precisa da acidez do limão? O limão é um antioxidante poderoso, logo, previne em parte o envelhecimento da geleia. Ainda mais importante do que isso, o limão é indispensável para promover a gelificação quando a fruta tem pouca acidez.

A pectina é um gelificante essencial para fazer geleias – é ela que dá consistência.

Colocar a geleia em vidros, ainda quente; tampar e inverter os vidros por 5 minutos.

O excesso de espuma durante a cocção pode ser controlado através da adição de pequenas quantidades de óleo vegetal.

Além de ser conservante, o açúcar dá forma, maciez e rendimento à geleia. O mais utilizado é o de sacarose de cana. Quando a sacarose é colocada em meio ácido, ela se transforma em glicose e frutose. Isso evita a cristalização da geleia.

A quantidade de pectina depende muito da qualidade da pectina. Geralmente 1% é suficiente para produzir uma geléia firme. A adição de açúcar afeta o equilíbrio pectina/água, desestabilizando conglomerados de pectina e formando uma rede de fibras, que compõe o gel, cuja estrutura é capaz de suportar líquidos.

A geleia de maçã e pimenta dedo-de-moça é feita com maçã como base, pois essa fruta é abundante em pectina (composto que tem por finalidade formar um gel estável e consistente).

A utilização do ácido cítrico em doces e geléias
No caso das geleias, por exemplo, o ácido cítrico pode ser inserido para ajudar no processo de geleificação, ou seja, ele ajuda a dar a consistência adequada. Já no caso da fabricação de doces, o ácido cítrico ajuda a regular o açúcar e a realçar o sabor “doce”.