Porque a enxaqueca piora à noite?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A dor que aparece durante a noite pode ser o resultado de um dia cansativo e com exposição a muitos gatilhos do sintoma. As reclamações de dores de cabeça são maiores à noite do que de dia, uma vez que esse sintoma é um reflexo dos esforços e atividades realizadas.

Dor de cabeça Contra dores de cabeça, é recomendado dormir de lado com um travesseiro alto alinhado com o ombro, ou deitar de barriga para baixo com um travesseiro bem baixo.

É perigoso dormir com dor de cabeça? A dor de cabeça, como vimos anteriormente, pode ter mais de 100 causas, segundo dados da Sociedade Internacional de Cefaléias. A maioria das dores de cabeça não apresentam riscos graves à vida. Assim, como regra geral, não é perigoso dormir com dor de cabeça.

A orientação para os portadores de enxaqueca é manter regularidade nos horários de dormir e de acordar. Quando forem dormir até mais tarde, é interessante interromper o sono e fazer uma refeição leve antes de voltar a dormir. Esse cuidado têm se mostrado positivo na prevenção das enxaquecas associadas ao sono. 3.

Algumas dicas que podem te ajudar são:

  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

Itens como chocolate, carnes processadas, gorduras, frutas cítricas, bebidas alcoólicas ou com cafeína, laticínios, alimentos com glúten, sementes, oleaginosas, conservas, glutamato monossódico, leveduras e adoçantes artificiais são muito prejudiciais para uma pessoa que sofre de enxaqueca.

5 alimentos que devem ser evitados para diminuir as crises de...

  1. Carnes processadas. Carnes processadas como o salame, bacon, presunto, salsicha, peito de peru, peito de frango, são alimentos bastante conhecidos por causarem essa dor de cabeça. ...
  2. Queijos amarelos. ...
  3. Chocolate. ...
  4. Bebidas alcoólicas. ...
  5. Bebidas com cafeína.

Tomar muito café, bebidas cafeinadas (coca-cola, chás pretos), chocolates, e até mesmo analgésicos que contenham cafeína são provocadores de enxaqueca; – falta de exercícios físicos.

Ter um travesseiro adequado
A altura e o material corretos previnem que você tensione os músculos dos trapézios e do pescoço. Além de evitar diretamente as cefaleias de tipo tensional e os torcicolos, você ainda vai dormir muito melhor e ter maior bem-estar.

Sabendo que muitas das pessoas que sofrem de enxaqueca dormem em média 6 a 7 horas, pesquisas têm mostrado que dormir pelo menos 8 horas diminuirá esse risco além de ajudar o indivíduo a se sentir bem descansado e capaz de lidar com as tarefas do dia a dia1.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.